Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, fevereiro 06, 2007

FALECEU CARLOS SILVA

Faleceu na manhã de Domingo, aos 72 anos de idade, vítima de doença prolongada, o actual Vice-Presidente Desportivo da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Silva, sócio do Belenenses, e nosso antigo Jogador, Treinador, Secretário Técnico e Director Desportivo.

Figura do desporto nacional, Carlos Silva foi atleta de futebol durante 17 anos (12 no Belenenses) e treinador durante 27 anos (8 no Belenenses), tendo então iniciado um brilhante percurso como dirigente, onde para além do actual cargo da Vice-Presidência Desportiva e da Direcção do Departamento de Futebol e Formação da Federação Portuguesa de Futebol, foi ainda Presidente da Direcção do Sindicato Nacional de Treinadores de Futebol durante seis anos e da Associação Nacional de Treinadores de Futebol durante cinco anos, para além de Presidente do Conselho Fiscal da mesma entidade durante três anos.

Entre as múltiplas distinções que recebeu destaca-se a atribuída pela Presidência da República, de Comendador da Ordem de Mérito Desportivo, e a Medalha de Ouro ao Mérito Internacional, por parte da Federação Portuguesa de Futebol.

Apesar dos ilustres cargos que desempenhou ao serviço do Desporto e do Futebol Português, Carlos Silva nunca esqueceu o seu Belenenses, sendo sempre uma figura atenta ao dia-a-dia do Clube, procurando colaborar no que fosse possível e dar o seu contributo sempre que solicitado, sendo uma enorme perda para o universo do Clube de Futebol «Os Belenenses».

Numa das suas última entrevistas, dadas ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Silva fez um balanço da sua vida desportiva e questionado sobre a sua carreira e as grandes referências desportivas da sua vida respondeu «Na final da Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa (ao serviço do Belenenses), em 1960. Vencemos o Benfica por 5-0 e eu estava encarregado de marcar o Germano que era, à época, uma das grandes figuras do futebol português. Mas as coisas correram-nos tão bem que, a partir do 2-0 já não prestava atenção ao Germano e queria era jogar e atacar como os meus companheiros. Ah! E esse Benfica foi, depois, Campeão Europeu», para além de enumerar Matateu e Vicente como os jogadores que mais o marcaram e Fernando Riera como o treinador de eleição «Fernando Riera! Sem dúvida! Era um treinador extraordinário. Todos nós, jogadores, amávamos aquele homem.»

Aos seus familiares e amigos, o Clube de Futebol «Os Belenenses» endereça as mais sinceras condolências, sendo que, o Portal Oficial informa que, o corpo de Carlos Silva está desde ontem às 19h00 na Igreja dos Jerónimos e o funeral partirá hoje, pelas 20h00, para o Cemitério dos Olivais onde se realizará a cerimónia crematória pelas 21h00.

Hoje às 15h00 o grupo de trabalho do plantel principal de Futebol, prestará uma última homenagem a Carlos Silva.