Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, fevereiro 06, 2007

V. SETÚBAL 0 - BELENENSES 1

A equipa de Futebol de «Os Belenenses» venceu ontem à tarde, por 1-0, na sua deslocação ao terreno do Vit. Setúbal, em jogo a contar para a 17ª jornada da Liga BWIN, que ficou marcado pela enorme falange de apoio à nossa equipa, presente no Estádio do Bonfim, que vibraram com mais esta vitória.

A atravessar um bom momento de forma, a equipa orientada por Jorge Jesus, contou neste jogo com o apoio de mais de um milhar de adeptos do Belenenses, que ruidosos, incentivaram a nossa equipa do princípio ao fim, festejando, no final, um merecido triunfo que nos coloca apenas a um ponto do 5º lugar.

O técnico Jorge Jesus, não podendo contar com os castigados Rodrigo Alvim e José Pedro, para além de outras ausências motivadas por lesão, apostou neste jogo na «cantera» do Restelo, colocando de início nada mais do que quatro jovens oriundos do nosso futebol juvenil - Rolando, Gonçalo Brandão, Mano e Rúben Amorim - para além de ter actuado ainda um quinto elemento - Eliseu - no decorrer da partida. Um exemplo a reter nesta Liga BWIN!

O jogo começou com um minuto de silêncio em homenagem a Carlos Silva, actual vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e nosso consócio, figura ímpar do desporto nacional, antigo atleta, treinador, secretário técnico e director desportivo do Belenenses, falecido na manhã de Domingo.

Foi o Vit. Setúbal a primeira equipa a criar perigo no Bonfim, logo aos 6 minutos, num lance onde Costinha perdeu a bola para Amuneke, que no entanto, não conseguiu aproveitar a jogada.

Logo de seguida, aos 9 minutos, o mesmo Costinha aliviou a bola para o meio-campo contrário, com Garcés a ganhar o lance de cabeça, assistindo Dady, que em velocidade antecipou-se ao último defesa contrário para, sozinho, fazer o golo inaugural da partida.

Na frente do marcador, o Belenenses apostou sobretudo nas saídas para o contra-ataque, perante um Vitória a correr atrás do prejuízo, sendo que, aos 27 minutos, foi a equipa do Restelo a estar muito próximo de ampliar a vantagem, com Dady a cruzar e Garcés a cabecear com muito perigo, ligeiramente ao lado da baliza adversária.

Dady, aos 31 minutos, voltou a tentar o golo azul, mas o intervalo chegou com 1-0 no marcador, favorável ao Belenenses.

Na segunda parte, entrou melhor melhor a nossa equipa, com Dady, aos 47 minutos, a rematar com perigo, após assistência de Garcés.

O Vit. Setúbal dispôs então de algumas jogadas de perigo sobretudo pelas alas, que levaram o técnico azul a fazer entrar Eliseu para o lugar de Mano, para dar mais apoio ao flanco esquerdo.

A melhor ocasião de golo dos sadinos surgiu aos 65 minutos, com Bruno Ribeiro a rematar forte para grande defesa de Costinha.

Aos 71 minutos, Gonçalo Brandão, a acusar algum défice físico e já com um cartão amarelo, foi substituído por Gaspar, que foi ocupar o lugar de lateral-esquerdo, fechando com eficácia o seu flanco.

A equipa da casa ainda apostou no tudo-por-tudo, lançando dois atancantes em jogo, mas a coesão defensiva do Belenenses e a capacidade de gerir o jogo dos nossos atletas, tacticamente muito fortes, foi suficiente para afastar o perigo da nossa área, tendo ainda forças para lançar alguns perigosos contra-ataques.

Aos 83 minutos, Carlitos fez a sua estreia ao serviço do Belenenses, entrando para o lugar de Garcés.

Nos últimos minutos, foi o Belenenses quem esteve próximo de ampliar o resultado, primeiro por intermédio de Dady, a procurar assistir Silas, num lance em que um defesa sadino evitou o pior, para logo de seguida, Carlitos, com pouco ângulo, a rematar de primeira, com a bola a passear junto da linha de golo.

O jogo terminou a seguir, com um triunfo justo do Belenenses, que assim somou a sua quarta vitória fora do Restelo na competição, subindo para a 9ª posição da Liga BWIN, com 24 pontos, a apenas um ponto do 5º lugar, que poderá dar lugar a uma competição europeia.

No próximo fim-de-semana regressa a festa da Taça de Portugal, com o Belenenses a deslocar-se a Odivelas, para decidir o apuramento para os quartos-de-final da competição. O jogo terá lugar no Sábado, pelas 14h30, no Estádio Arnaldo Dias.

Ficha do Jogo:

Estádio do Bonfim

Árbitro: Rui Silva, da AF Vila Real, auxiliado por Bertino Miranda e por Alexandre Freitas.

Vit. Setúbal: Milojevic; Madior, Hugo, Auri e Veríssimo (Ayew, 30m); Binho, Sandro, André Barreto (Mbamba, 72m) e Bruno Ribeiro (Rui Dolores, 72m); Amuneke e Varela.

Belenenses: Costinha; Amaral, Nivaldo, Rolando e Gonçalo Brandão (Gaspar, 71m); Mancuso, Rúben Amorim, Mano (Eliseu, 56m) e Silas; Dady e Garcés (Carlitos, 83m).

Golos: Dady (9m).

Disciplina: Cartão Amarelo a Madior (27m), Gonçalo Brandão (37m), Mano (39m), Ayew (65m), Rúben Amorim (74m), Binho (78m), Nivaldo (80m), Amaral (90m) e Rui Dolores (90m).

Resultado Final: Vit. Setúbal 0-1 Belenenses