Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, março 17, 2007

BELENENSES 2 - NACIONAL DA MADEIRA 0

A equipa de futebol do Belenenses venceu ontem à noite a formação do Nacional da Madeira por 2-0, em jogo da 21ª jornada da Liga Bwin, disputado no Estádio do Restelo, com uma exibição muito positiva e que colocou, provisoriamente, a equipa na quarta posição do campeonato.

Em noite com entrada livre para as senhoras, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, as duas equipas entraram no relvado na companhia de algumas dezenas de mulheres, que assim deram um toque feminino ao jogo, tendo a experiência única de pisarem o relvado do Estádio do Restelo.

Para este jogo, o técnico Jorge Jesus apenas efectuou uma alteação em relação ao jogo do Bessa, fazendo entrar Garcés para o lugar do castigado Silas, mantendo-se Marco Gonçalves na baliza.

O Belenenses entrou muito bem na partida e logo no minuto inicial José Pedro cruzou do lado esquerdo do ataque para Cândido Costa assistir Amaral, com um remate que obrigou Diego a defender a dois tempos.

A equipa do Restelo pressionava logo à saída da grande área contrária, e os insulares sentiam grandes dificuldades com esse facto, perdendo inúmeras bolas na saída para o ataque.

Aos !2 minutos, Cândido Costa serviu Dady, que à entrada da área foi rasteirado por um defesa contrário, com Paulo Paraty a assinalar a consequente grande penalidade. Chamado a converter, José Pedro não perdoou e inaugurou o marcador. Oitavo golo da época para José Pedro!

O Nacional ainda procurou reagir, aos 19 minutos, com um cruzamento de Bruno Basto, que Cássio cabeceou ao segundo poste para defesa de Marco Gonçalves.

No entanto, foi o Belenenses quem esteve mais próximo do golo, aos 25 minutos, com Dady a servir José Pedro na esquerda do ataque azul, para um cruzamento primoroso para Garcés, que solto, perto da marca de grande penalidade, rematou forte, mas por cima da baliza dos insulares. Excelente ocasião de golo.

Dady, aos 29 e 31 minutos, ameaçou a baliza do Nacional, primeiro com um cabeceamento torto e pouco depois cum um remate colocado.

A melhor ocasião de golo do Nacional em todo o jogo aconteceu aos 37 minutos, com Chainho a isolar Rodrigo, que apertado por Nivaldo rematou muito ao lado da baliza de Marco Gonçalves.

Pouco depois, aos 40 minutos, Garcés recuperou uma bola junto da área adversária e assistiu Dady para um lance genial, passando por Ávalos e fuzilando a baliza dos nacionalistas, aumentando o marcador para 2-0, para gáudio dos adeptos do Belenenses presentes no Restelo.

O intervalo chegou pouco depois, com uma vantagem justa e confortável do Belenenses, fruto de uma exibição muito conseguida dos comandados de Jorge Jesus.

No início da segunda parte, o técnico nacionalista efectuou duas alterações, reforçando o ataque, tendo o Belenenses recuado no terreno para melhor sair para o contra-ataque.

O filme da segunda parte resume-se aos lances de golo desperdiçados pelo Belenenses, tendo Rúben Amorim começado a sequência logo aos 47 minutos, com um remate em jeito, que Diego Benaglio defendeu com segurança.

Também Cândido Costa, com um remate à entrada da área, poderia ter feito golo.

O Nacional procurava reduzir o marcador, mas Marco Gonçalves mostrava-se muito atento, bem auxiliados por Rolando e Nivaldo, não deixando a equipa contrária criar perigo junto da nossa área.

Aos 70 minutos, Jorge Jesus efectuou a primeira substituição, fazendo entrar Roma para o lugar de Dady, que saiu ligeiramente tocado, perante uma estrondosa ovação dos adeptos do Restelo.

Aos 75 minutos, foi a vez do esgotado Cândido Costa, autor de uma boa exibição, ser rendido por Eliseu.

José Pedro, aos 77 minutos, esteve muito perto do terceiro golo, com um remate colocadíssimo que saiu muito perto da baliza contrária.

Pouco depois, o mesmo José Pedro isolou Rúben Amorim, que frente a Diego Benaglio, permitiu uma excelente intervenção do guardião suiço.

Aos 84 minutos, novamente o Belenenses a estar muito perto do golo, com Rúben Amorim, Garcés e finalmente Roma, a cheirarem o golo, sem acertar, porém, com a baliza contrária.

Tempo ainda para a substituição de Garcés por Carlitos, aos 87 minutos, para as palmas do internacional panamiano, com o jogo a terminar pouco depois,com uma vitória justa do Belenenses, pecando por escassa, dado as oportunidades desperdiçadas pela equipa numa noite de gala no Restelo.

Com esta vitória, o Belenenses subiu, provisoriamente, ao 4º lugar da Liga Bwin, para alegria de todos os adeptos do nosso Clube, que no final, saudaram os atletas com uma monumental salva de palmas.

Ficha do Jogo:

Estádio do Restelo

Árbitro: Paulo Paraty, da AF Porto, auxiliado por Amândio Ribeiro e Vitor Carvalho, também da AF Porto.

Belenenses: Marco Gonçalves; Amaral, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Sandro Gaúcho; Cândido Costa (Eliseu, 75m), Rúben Amorim e José Pedro; Dady (Roma, 70m) e Garcés (Carlitos, 87m).

Nacional: Diego Benaglio; Patacas, Ricardo Fernandes, Ávalos e Bruno Basto (Pateiro, 69m); Chainho; Bruno (Leandro Bonfim, 45m), Bruno Amaro e Juliano Spadacio; Cássio e Rodrigo Silva (Diego, 45m).

Golos: José Pedro (12m) e Dady (40m).

Disciplina: Nada a registar.

Resultado Final: Belenenses 2-0 Nacional