Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, março 06, 2007

BOAVISTA 0 - BELENENSES 0

A equipa de futebol do Belenenses empatou esta noite a zero golos com o Boavista, em jogo da 20ª jornada da Liga Bwin, realizado no Estádio do Bessa, numa partida em que as melhores ocasiões de golo pertenceram à nossa equipa, que poderia ter trazido os três pontos no regresso a Lisboa.

Depois do jogo do passado fim-de-semana na Figueira da Foz e da viagem a meio da semana a Bragança, a equipa do Belenenses concluiu hoje uma longa semana com três morosas viagens, deslocando-se à cidade do Porto para defrontar a formação do Boavista.

Para este jogo, o técnico Jorge Jesus apostou na entrada de Sandro Gaúcho para o meio-campo defensivo, retirando o internacional panamiano Garcés do onze inicial, deixando a Cândido Costa, José Pedro e Silas o apoio ao ponta-de-lança Dady.

A primeira ocasião de golo do jogo pertenceu à equipa da casa, com Marco Gonçalves, aos 12 minutos, a brilhar, defendendo dois remates consecutivos de José Manuel e de Marquinho.

A partir dos 15 minutos a equipa do Restelo pegou no jogo, fazendo uso da sua melhor circulação de bola e apostando nas transições rápidas para o ataque, dominando toda a primeira parte do desafio.

Aos 20 minutos de jogo, o Belenenses desperdiçou uma oportunidade soberana para inaugurar o marcador, com Dady em excelente posição, após remate defeituoso de Cândido Costa, a rematar contra William, com tudo para fazer o golo.

O Boavista, sem soluções para ultrapassar a nossa estrutura defensiva, limitou-se a efectuar alguns remates de fora da área, sem perigo.

Aos 37 minutos, Cândido Costa, com um passe fantástico, isolou Dady, que, uma vez mais, sozinho frente a William, rematou denunciado, permitindo a intervenção do guardião contrário.

O intervalo chegou com o nulo no marcador, numa primeira parte muito bem disputada, com bastante ritmo, e na qual o Belenenses foi a equipa mais acutilante, desperdiçando duas soberanas oportunidades de golo, por intermédio de Dady.

As equipas regressaram dos balneários sem alterações e o ritmo do jogo continuou elevado, com a primeira ocasião de golo da segunda parte a pertencer ao Belenenses, com Silas, aos 48 minutos, a marcar um livre para Nivaldo, que completamente solto, cabeceou à figura do guarda-redes adversário.

Pouco depois, foi a vez de Marco Gonçalves voltar a brilhar, após remate em arco de Hugo Monteiro. O guarda-redes do Belenenses revelou muita atenção e segurança ao longo da partida, fazendo esquecer o lesionado Costinha.

Aos 60 minutos, o técnico Jorge Jesus arriscou no ataque, fazendo entrar Fernando para o lugar de Sandro Gaúcho, ainda sem ritmo de jogo para «durar» 90 minutos depois de longa ausência por lesão.

Nos minutos seguintes o Belenenses continuou a controlar o ritmo de jogo, jogando de forma adulta, com personalidade, pecando apenas no último passe. Dá gosto ver a equipa a trocar a bola no meio-campo adversário, com calma e tranquilidade, procurando o momento certo para desferir o golpe fatal.

Porém, ao aproximar-se do final do jogo, alguns atletas do Belenenses quebraram fisicamente, com a formação do Boavista a aproveitar para jogar num futebol directo, com pontapés longos para as costas da nossa defesa, obrigando o técnico Jorge Jesus a mexer novamente na equipa.

Aos 72 minutos Pinheiro entrou para o lugar do esgotado Cândido Costa, procurando reforçar o meio-campo.

Pouco depois, aos 75 minutos, o Boavista disfrutou da sua última jogda de perigo, com Linz a aparecer ao segundo poste, após cruzamento de Hugo Monteiro e a rematar para boa intervenção de Marco Gonçalves, que saiu a fazer a mancha.

O jogo entrou então numa toada mais morna, com as duas equipas a procurarem a baliza contrária, mas dando menos espaço na retaguarda do que anteriormente.

Aos 84 minutos, Gaspar entrou para o lugar de Rodrigo Alvim, que saiu ligeiramente tocado, com o central a ir ocupar a mesma posição que o lateral brasileiro.

Já no período de descontos, de novo o Belenenses esteve muito perto do golo, com José Pedro a cruzar para Silas, em óptima posição, rematar defeituosamente, contra um defesa contrário, com a bola a sobrar para William, quando poderia ter feito o golo da vitória.

O jogo terminaria logo a seguir, com um empate sem golos no marcador, numa divisão de pontos que pode ser considerada justa, salvo o facto do Belenenses ter desfrutado das melhores e mais perigosas oportunidades de golo. Uma boa partida, apesar do nulo no resultado!

Ficha do Jogo:

Estádio do Bessa

Árbitro: Elmano Santos, da AF Madeira, auxiliado por Sérgio Serrão e Eduardo David.

Boavista: William; Marquinho, Ricardo Silva, Cissé e Nuno Pinto; Essame e Tiago (Marcos António, 89m); José Manuel, Kazmierczak e Hugo Monteiro (Grzelak, 77m); Fary (Linz, 58m).

Belenenses: Marco Gonçalves; Amaral, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim (Gaspar, 84m); Sandro Gaúcho (Fernando, 60m) Rúben Amorim; Cândido Costa (Pinheiro, 72m), José Pedro e Silas; Dady.

Golos: Nada a registar.

Disciplina: Cartão Amarelo a Rodrigo Alvim (11m), Sandro Gaúcho (29m), Cândido Costa (48m), Silas (78m) e Marco Gonçalves (90m).

Resultado Final: Boavista 0-0 Belenenses