Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sexta-feira, setembro 07, 2007

ATLETA PROFISSIONAL EDUARDO GOMES «DADY»

Face aos acontecimentos ocorridos nos últimos dias com o Presidente do Sindicato dos Jogadores de Futebol Profissional (SJFP), tendo por base o contrato do jogador de «Os Belenenses» SAD, Eduardo Gomes (DADY), o Conselho de Administração da Sociedade Desportiva de Futebol informa que:

1. A última proposta verbal apresentada pelo Club Atlético Osasuna foi do conhecimento da Administração de «Os Belenenses» SAD durante a partida do Torneio Teresa Herrera frente à equipa do Atalanta, tendo ficado acordado que seria dada uma resposta no momento mais oportuno após o regresso a Lisboa, concretamente durante a segunda ou terça-feira (hoje).

2. De forma temporalmente desajustada e extemporânea o senhor Presidente do SJFP terá levado ou aconselhado o atleta a tomar uma posição precipitada, a menos que outros interesses, que felizmente não são do conhecimento da SAD azul, estivessem em jogo. Tal assim foi que, ao mesmo tempo que era dada a conferência de imprensa na sede do SJFP, aterrava em Lisboa uma comitiva do Osasuna liderada pelo seu Presidente para negociar a transferência do atleta.

3. A posição do Presidente do SJFP foi muito pouco correcta ao recomendar ao atleta infringir o regulamento interno e o contrato de trabalho, faltando aos actos para os quais estava convocado, e mesmo inadmissível ao proibir que o jogador profissional contactasse directamente com a sua entidade patronal (isto sim uma verdadeira atitude anti-democrática e esclavagista).

4. Inqualificável, ou talvez não, foi o entendimento do senhor Presidente do SJFP quanto ao facto de «Os Belenenses» SAD só poder contactar com o Osasuna através do sindicato!

5. Por outro lado, «Os Belenenses» SAD não deram autorização ao sindicato e ao senhor Presidente do sindicato para divulgar publicamente um contrato entre esta sociedade desportiva e o jogador (ou qualquer outro), apesar de não se tratar daquele que está actualmente em vigor, facto que não abona muito em favor do rigor e credibilidade de quem o tornou público.

6. Convém ainda esclarecer que a chegada do jogador ao Belenenses não se processou a «custo zero» como foi referido pelo senhor Presidente do SJFP. Mais concretamente foi paga, pela anterior Administração da SAD, ao empresário do jogador Sr. Dionísio Castro a verba de 100.000 Euros mesmo não tendo conseguido ele juntamente com o senhor Presidente do SJFP a desvinculação do atleta, acabando a mesma por ser negociada posterior e directamente entre o Presidente do Clube nessa data, o Eng. Cabral Ferreira, e a Administração do Estoril-Praia SAD.

7. «Os Belenenses» SAD, o Clube de Futebol «Os Belenenses» ou qualquer uma das suas participadas não tem qualquer negócio com o SJFP ou o seu Presidente, nem o mesmo é accionista de «Os Belenenses» - Sociedade Desportiva de Futebol SAD para avaliar da qualidade, interesse ou benefício de qualquer transacção de «Os Belenenses».

8. Atendendo ao que se descreverá em seguida, se o SJFP ou o seu Presidente não estava a actuar como empresário, ou por interesses próprios, não se percebe a intervenção num caso que ainda estava em negociação e não havia litígio ou incumprimento com o jogador (ver entrevista dada pelo atleta ao jornal «O Jogo» na semana passada). «Os Belenenses», os seus dirigentes e nomeadamente o seu Presidente não precisam de receber lições de democracia ou gestão de relações com trabalhadores, nem tão pouco lições de gestão do Clube ou da SAD.

9. Contrariamente à opinião e vontade do senhor Presidente do sindicato, o Presidente do Conselho de Administração de «Os Belenenses» SAD, acompanhado por dois dos seus directores, jantaram e reuniram-se ontem com o Presidente do Club Atlético Osasuna, Sr. Francisco Izco IIundaín e os seus assessores, tendo chegado rapidamente a um princípio de acordo, do agrado de ambos os emblemas, para a cedência dos direitos desportivos do atleta profissional Eduardo Gomes (DADY).

10. Este acordo de princípio, celebrado de boa fé e sem intermediários, nomeadamente o sindicato e o representante do jogador, estará naturalmente dependente dos testes médicos a efectuar e do acordo do jogador com o Osasuna.

11. Como é hábito deste Conselho de Administração de «Os Belenenses» SAD, os montantes, outras contrapartidas e condições envolvidas não serão revelados publicamente, contudo, os valores globais não correspondem aos referidos na Comunicação Social. Tratou-se, na realidade, de um reconfortante negócio para «Os Belenenses» SAD.

Lisboa, 13 de Agosto de 2007.

O Conselho de Administração

de «Os Belenenses» Sociedade Desportiva de Futebol SAD