Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, setembro 29, 2007

BAYERN MUNIQUE 1 - osBELENENSES 0 (TAÇA UEFA)

Dezoito anos depois da última presença nas provas europeias de futebol, o regresso da nossa equipa teve como «baptismo» o Allianz Arena, frente ao colossal Bayern Munique, na passada Quinta-feira.

E se o adversário e palco eram de respeito, foi também com muito respeito granjeado que o Belenenses regressou de terras germânicas, fruto de uma exibição tacticamente perto da perfeição, apesar da derrota pela margem mínima.

Quando a bandeira do Belenenses entrou no Allianz Arena a encabeçar a equipa, milhares de adeptos azuis espalhados pelo mundo tremeram de emoção com o regresso da nossa equipa ao futebol de mais alto nível, com particular destaque para as centenas de adeptos azuis que viajaram de Portugal para assistirem ao jogo ao vivo na capital da Baviera.

Os minutos iniciais foram extremamente complicados, com o Bayern a pressionar muito o Belenenses, tentando resolver rapidamente a eliminatória. No entanto, o Belenenses apesar de acusar a pressão, resolveu praticamente todos os problemas, à excepção de um remate de Luca Toni, descaído pela esquerda, que causou bastante perigo.

A partir dos 20 minutos, o Bayern teve de abrandar o ritmo que vinha a patentear e o Belenenses começou a ganhar confiança para se adiantar um pouco mais no terreno, começando a arriscar algumas saídas para o ataque.

No entanto, foi neste período de maior equilíbrio que surgiu o golo que decidiu o jogo: uma bola mal perdida a meio-campo pelo Belenenses, Van Bommel rapidamente a desmarcar Luca Toni em profundidade no lado contrário, com o seu passe a não ser interceptado pela defesa azul, e com o internacional italiano a ficar completamente isolado perante um desamparado Costinha, não tendo dificuldade em converter.

O Belenenses via assim cair por terra o objectivo de não deixar marcar o Bayern, mas nem por isso se esquivou de tentar marcar golos em Munique.

Foi assim que na segunda parte surgiu um Belenenses descomplexado e atrevido, mantendo a concentração a defender e atacando com mais intensidade, começando a enervar quer as bancadas quer os jogadores do Bayern.

Entre outros lances dignos de registo, destaque-se um remate em arco de grande classe de Roncatto para uma defesa do outro mundo do consagrado Oliver Kahn, a impedir o empate à equipa do Restelo.

Os últimos minutos apresentaram um Belenenses mais preocupado em marcar do que em não sofrer, arriscando mais no ataque, perante um Bayern indeciso entre procurar o segundo golo ou defender a curta vantagem no marcador, arriscando sempre uns perigosos contra-ataques que fizeram a nossa equipa passar por alguns sustos, não tendo com essa toada mais aberta sido mais perigosa.

No final das contas, perder por 1-0 é sempre uma derrota, independentemente contra quem seja. Mas é um resultado estimulante e que demonstra que no dia 4 de Outubro, no Restelo, tudo estará em aberto!

E para um desfecho glorioso, a nossa equipa precisa de todo o apoio nas bancadas, sendo pois momento dos Belenenses se mobilizarem pelo nosso Clube, como algumas centenas já o fizeram no jogo de Munique. Se em Munique os nossos jogadores conseguiram calar por longos minutos os mais de 60 mil nas bancadas, em Lisboa a nossa equipa merece ter o apoio de muitos milhares de azuis!

FICHA DO JOGO:

München Arena - 20 Setembro 2007

Árbitro: Stefan Johannsson (Suécia), auxiliado por Peter Ekstrom e Joaquim Flink.

Bayern Munique: Kahn; Lell, Lúcio, Demichelis e Jansen; Schweinsteiger (Altintop, 73m), van Bommel, Zé Roberto e Ribéry (Schlaudraff, 84m); Luca Toni (Wagner, 63m) e Podolski.

Belenenses: Costinha; Cândido Costa (Amaral, 46m), Devic, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Rúben Amorim, José Pedro e Silas (João Paulo, 63m); Evandro (Fernando, 54m) e Roncatto.

Golos: Luca Toni (34m).

Disciplina: Cartão Amarelo a Cândido Costa (32m) e José Pedro (68m).

Resultado Final: Bayern Munique 1-0 Belenenses