Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sexta-feira, setembro 07, 2007

osBELENENSES 0 - SP. BRAGA 2 (2ª JORNADA)

A equipa profissional de futebol de «Os Belenenses» cedeu a primeira derrota na LigaBwin 2007/2008, ao perder 0-2 diante da formação do Sp. Braga num jogo realizado no Estádio do Restelo, realizando um exibição abaixo do esperado, justificando dessa forma o resultado negativo do encontro.

Depois de no jogo de estreia na competição a nossa equipa ter cedido o empate no último minuto, realizando uma exibição pouco conseguida, esperava-se que os pupilos do técnico Jorge Jesus conseguissem, neste primeiro jogo realizado no Restelo, voltar às exibições bem conseguidas efectuadas nos jogos da pré-época.

No entanto, uma vez mais, a nossa equipa entrou no jogo sem chama, sentindo grande dificuldade em libertar-se das marcações apertadas efectuadas pelo adversário, que jogando de forma mais sólida e consistente, recuperando muitas bolas no meio-campo, partiam rápido para o contra-ataque.

O técnico Jorge Jesus, em relação ao onze que começou o jogo na Figueira da Foz, fez entrar Hugo Leal e Fernando - os jogadores mais em evidência no jogo anterior - para os lugares de Gabriel Gómez e Mendonça.

A primeira parte do encontro foi muito fraca, sem ocasiões de perigo de parte a parte, com o Belenenses a sentir algum nervosismo no sector recuado e com o meio-campo pouco lutador a perder muitas bolas e sobretudo, a não conseguir ganhar o duelo das segundas bolas.

No entanto, a formação do Sp. Braga só conseguiu chegar ao golo na marcação de uma grande penalidade bastante duvidosa, assinalada por Bruno Paixão, a penalizar uma troca de agarrões em simultâneo entre Devic e Linz na área azul. Estavam decorridos 24 minutos e César Peixoto, não desperdiçou a oportunidade e inaugurou o marcador.

O Belenenses acusou o golo sofrido e nos minutos seguintes revelou grandes dificuldades para responder ao jogo bracarense, que na frente do marcador, jogava de forma mais tranquila e consistente, apostando nas saídas rápidas para o contra-ataque.

Só nos minutos finais da primeira parte a equipa do Belenenses conseguiu assentar o seu jogo e criar algumas jogadas de perigo, antevendo uma segunda parte mais próxima do valor da nossa equipa.

Assim foi. Ao intervalo o técnico Jorge Jesus retirou Hugo Leal e Fernando da equipa, colocando Mendonça e o recuperado Roncatto nos seus lugares, dando mais velocidade e acutilância à nossa equipa.

Os primeiros 15 minutos da segunda parte foram de total domínio azul, adivinhando-se o golo do empate a qualquer momento, com a equipa a jogar mais pelas alas e a conseguir jogar junto da área contrária, com Mendonça, aos 52 minutos, e Silas, aos 56 minutos e estarem perto do golo, na sequência de dois remates perigosos.

Era o melhor momento do Belenenses na partida, o empate parecia próximo, o adversário sentia dificuldades em travar a nossa equipa, mas tudo acabou aos 58 minutos...

Num lance perfeitamente inofensivo, uma falha infantil de um defesa azul, possibilitou um rápido contra-ataque do Sp. Braga, mortífero para as nossas aspirações, com Costinha a evitar com duas excelentes intervenções o golo, mas a nada conseguir fazer para evitar o golo de Vandinho à terceira tentativa.

Com 0-2 no marcador e com o vencedor do encontro praticamente encontrado, a nossa equipa não virou a cara à luta, procurando reduzir a desvantagem no marcador.

Destaque para um cabeceamento de Devic, aos 74 minutos, na sequência de um pontapé de canto, que obrigou o guarda-redes contrário a excelente intervenção, e para um remate forte e perigoso de Rúben Amorim, aos 80 minutos.

Jorge Jesus ainda fez entrar Rafael Bastos para o lugar de Rúben Amorim, aos 83 minutos, mas o Sp. Braga controlou o jogo sem dificuldades de maior até ao apito final de Bruno Paixão, que uma vez mais, revelou a sua inaptidão para a função, prejudicando a nossa equipa com várias decisões erradas ao longo dos 90 minutos.

O jogo terminou com 0-2 no marcador, premiando a justa vitória do Sp. Braga, que actuou de forma mais sólida, confiante e consistente, sendo que, o Belenenses ainda tem muito trabalho pela frente para regressar à qualidade expressa na época anterior: o sector defensivo «treme» demasiado e o meio-campo está ainda pouco lutador na recuperação de bola, sentindo dificuldades perante adversários que pressionam fortemente os nossos jogadores mais criativos.

Na próxima jornada, o Belenenses desloca-se ao Estádio de Alvalade, para defrontar o Sporting, com o jogo a ter lugar no Domingo, dia 2 de Setembro, pelas 19h15.

Ficha do Jogo:

Estádio do Restelo

Árbitro: Bruno Paixão, da AF Setúbal, auxiliado por Paulo Ramos e António Godinho.

Belenenses: Costinha; Cândido Costa, Devic, Rolando e Rodrigo Alvim; Rúben Amorim (Rafael Bastos, 83m); Hugo Leal (Mendonça, 45m), José Pedro e Fernando (Roncatto, 45m); João Paulo e Silas.

Sp. Braga: Dani; João Pereira, Paulo Jorge, Rodriguez e César Peixoto; Madrid e Vandinho; Hussain (José Manuel, 77m), João Pinto e Wender (Jailson, 83m); João Tomás (Linz, 8m).

Golos: César Peixoto (24m) e Vandinho (58m).

Disciplina: Amarelos a Devic (23m), Paulo Jorge (45m), João Paulo (50m), César Peixoto (62m), João Pinto (87m) e Roncatto (90m).

Resultado Final: Belenenses 0-2 Sp. Braga