Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sexta-feira, setembro 07, 2007

SPORTING 1 - osBELENENSES 0 (3ª JORNADA)

A equipa do Belenenses saiu esta noite derrotada por 1-0 do Estádio de Alvalade, diante do Sporting, num jogo bem disputado, onde a nossa equipa esteve muito bem, até quebrar fisicamente nos últimos minutos, devido a actuar em inferioridade numérica, fruto de um lance bastante discutível.

Vinda de dois jogos menos conseguidos, a formação orientada por Jorge Jesus efectuou hoje um jogo bastante positivo, com o sector defensivo a apresentar-se mais seguro com a inclusão de Hugo Alcântara ao lado de Rolando e com a presença de Gabriel Gómez como médio mais defensivo, a libertar Rúben Amorim (uma exibição notável) para tarefas mais ofensivas.

Foi um Belenenses desinibido o que entrou em Alvalade, com um meio-campo povoado a circular muito bem a bola e a fechar as linhas de passe ao adversário, com o primeiro remate do encontro a pertencer a Rúben Amorim, logo aos 2 minutos.

O Sporting sentiu dificuldades para entrar na nossa defesa e só criou perigo aos 7 minutos, fruto dum remate potente de Ronny de fora da área, que obrigou Costinha a brilhar.

Com Rúben Amorim solto, e mais afoito no apoio ao ataque, o Belenenses voltou a criar perigo aos 14 minutos, quando Rúben Amorim desenvolveu uma jogada individual deixando vários adversários para trás e assistiu Roncatto, para um remate cruzado, ao lado da baliza leonina.

Só de bola parada o Sporting conseguia chegar criar perigo, como no desvio de cabeça de Derlei, aos 16 minutos, após canto de Ronny, ou no remate de bicicleta de Tonel, aos 25 minutos, após livre de Romagnoli.

À passagem da meia-hora a equipa da casa encostou o Belenenses mais atrás, procurando o golo antes do intervalo, com destaque para um cruzamento de Derlei para Izmailov rematar de primeira, para excelente intervenção de Costinha.

No entanto, depois de alguns minutos de maior pendor atacante do adversário, o Belenenses voltou a equilibrar a partida, e aos 43 minutos desperdiçou a melhor oportunidade de todo o encontro, quando Rúben Amorim tirou dois adversários do caminho e rematou à entrada da área, com a bola a embater caprichosamente no poste, com Stojkovic completamente batido. Um momento de grande infelicidade!

O intervalo chegou com o nulo no marcador. Resultado justo pese o facto de ter sido o Belenenses a desperdiçar a melhor oportunidade de golo.

No regresso, novamente o Belenenses a desperdiçar uma excelente oportunidade de golo, aos 46 minutos, com um cruzamento do lado esquerdo a apanhar José Pedro completamente solto nas costas da defesa, e este a cabecear ao lado da baliza, com tudo para fazer o golo. Mais uma excelente oportunidade desperdiçada!

Com o muito público de Alvalade cada vez mais enervado com o resultado e com o desenrolar do jogo, pressionando cada decisão de Carlos Xistra, este cedeu aos 52 minutos, num lance em que Liedson surgiu isolado na área do Belenenses e procurou o contacto físico com Costinha, após fazer um chapéu imperfeito ao nosso guardião.

Carlos Xistra, perante a queda de Liedson, assinalou de imediato grande penalidade e expulsou de forma abusiva Costinha. Se o assinalar da grande penalidade se pode aceitar, até pelo facto de favorecer a equipa da casa e pela pressão exercida pelo público, já não se pode aceitar a expulsão injusta de Costinha, que simplesmente, não poderia evitar o contacto de Liedson. Decisão incorrecta, que colocou o Belenenses em inferioridade numérica durante 40 minutos.

Marco Gonçalves rendeu José Pedro, substituindo Costinha na baliza e defendeu de forma categórica a grande penalidade de João Moutinho, assim como a recarga de Derlei.

A jogar com menos um jogador, o Belenenses foi forçado a recuar no terreno e começou, naturalmente, a sentir dificuldades físicas para aguentar a maior pressão atacante da equipa da casa, que mesmo assim, só com remates de fora da área conseguia criar perigo, dado a boa exibição da nossa defensiva.

Rúben Amorim e Rodrigo Alvim ainda assustaram a equipa adversária, cada vez mais pressionante, mas enervada, apenas bombeando bolas sem perigo algum.

Porém, aos 80 minutos, surgiu o golo da vitória leonina, com Vukcevic a cruzar do lado esquerdo e Liedson a cabecear, nas costas da defesa azul, batendo Marco Gonçalves.

Apesar de actuar em inferioridade numérica e de estar desgastado fisicamente, o Belenenses ainda esteve perto do empate, num cabeceamento de Hugo Alcântara, aos 85 minutos, após canto de Rafael Bastos.

FICHA DO JOGO:

Estádio Alvalade

Árbitro: Carlos Xistra, da AF Castelo Branco, auxiliado por José Lima e Luís Marcelino.

Sporting: Stojkovic; Abel, Tonel (Yannick, 66m), Polga e Ronny; Miguel Veloso (Vukcevic, 57m); Izmailov (Purovic, 66m), Romagnoli e João Moutinho; Liedson e Derlei.

Belenenses: Costinha; Cândido Costa, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Gabriel Gómez (João Paulo, 82m); Rúben Amorim, Silas (Rafael Bastos, 63m), José Pedro (Marco Gonçalves, 53m) e Fernando; Roncatto.

Golos: Liedson (80m).

Disciplina: Cartão Vermelho a Costinha (52m). Cartão Amarelo a Cândido Costa (52m), Gabriel Gómez (69m), Fernando (71m), Vukcevic (75m), Marco Gonçalves (77m), Hugo Alcântara (78m), Romagnoli (86m) e Yannick (90m).

Resultado Final: Sporting 1-0 Belenenses