Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, setembro 29, 2007

osBELENENSES 2 - U. LEIRIA 1 (4ª JORNADA)

A equipa de Futebol do Belenenses venceu esta noite a formação da U. Leiria por 2-1, em jogo da 4ª jornada da Liga Bwin, realizado no Estádio do Restelo, onde a nossa equipa lutou bravamente contra um adversário que se adiantou cedo no marcador e contra algumas decisões erradas da arbitragem.

Com Marco Gonçalves no lugar do castigado Costinha, o técnico Jorge Jesus estreou oficialmente o avançado brasileiro Weldon, que actuou de início ao lado de Roncatto, rendendo Fernando em relação ao encontro de Alvalade.

Começou muito bem o Belenenses, com a dupla Roncatto e Weldon a criarem lances de perigo por duas ocasiões nos primeiros dez minutos do encontro.

Porém, aos 12 minutos, a U. Leiria inauguraria o marcador, por intermédio de João Paulo, após surgir isolado (e em nítida posição de fora-de-jogo) na frente de Marco Gonçalves, a não perdoar. Primeiro erro grave da equipa de arbitragem em desfavor do Belenenses.

O Belenenses reagiu bem o golo sofrido e Rolando aos 16 minutos e Weldon aos 21 minutos estiveram perto do golo do empate.

A pressão da equipa do Restelo ia aumentando e José Pedro, aos 30 minutos, rematou forte e colocado de fora da área, com a bola a sair junto ao poste, desviada por um defesa contrário.

Roncatto, aos 36 minutos, surge solta na área, descaído sobre o lado direito, e com tudo para fazer o golo, rematou de forma desastrada, muito por cima da baliza.

No minuto seguinte, Weldon isolado por um companheiro de equipa vê o árbitro auxiliar assinalar erradamente fora-de-jogo. Dualidades de critérios gritante, quando em caso de dúvida beneficiam quem ataca de um lado, mas beneficiam quem defende do outro lado!

Apesar da forte pressão azul, a U. Leiria poderia ter ampliado a vantagem no marcador, aos 42 minutos, quando Laranjeiro, na marcação de um livre direbto, rematou forte contra o poste da baliza de Marco Gonçalves.

O intervalo chegou com o Belenenses a perder por 0-1, com Jorge Jesus a colocar mais um avançado, Evandro Paulista, no lugar do médio defensivo Gabriel Gómez, no regresso para a segunda metade.

Logo na primeira jogada da segunda parte, Cândido Costa surge isolado em posição legal, e mais uma vez na tal dualidade de critérios, o árbitro assistente assinala fora-de-jogo, prejudicando, como habitualmente, a formação do Belenenses.

Porém, aos 52 minutos, na sequência de lançamento lateral de Rodrigo Alvim, a bola desviada por um defesa adversário chegou a Evandro Paulista, que cabeceou para o golo do empate. Estreia a marcar do jovem avançado brasileiro apenas 7 minutos após a sua entrada em campo.

O empate fez com que as duas equipas jogassem de forma mais aberta, criando algumas jogadas de perigo junto da baliza contrária, com a incerteza no marcador a ser uma realidade.

No entanto, o Belenenses mais moralizado pelo golo do empate, e com o apoio do público presente no Estádio, tinha mais posse de bola e procurava o segundo golo com mais vontade, depois de ver Weldon e Silas desperdiçarem duas boas ocasiões de golo.

O golo da vitória surgiria aos 72 minutos, por intermédio de Hugo Alcântara, no seguimento de uma jogada de insistência, após Rolando ter emendado um cruzamento do lado direito, contra o poste, com a defesa leiriense a aliviar a bola em cima da linha de golo e o central brasileiro do Belenenses a ser feliz no remate de ressaca.

No minuto seguinte, Fernando rendeu Weldon, para fortalecer o lado esquerdo do ataque azul.

Em desvantagem no marcador, a U. Leiria esteve perto do empate em duas ocasiões, primeiro num cabeceamento de Jessuí, aos 78 minutos, e depois num remate em jeito de Tiago, aos 85 minutos.

Acabou aí a «revolta» leiriense, com o Belenenses a fazer entrar Amaral para o lugar de Silas, aos 86 minutos, subindo Cândido Costa para o meio-campo, sendo o Belenenses a estar muito perto do terceiro golo aos 90 minutos, por intermédio de Evandro Paulista, isolado por Rúben Amorim, a permitir a defesa de Fernando, e mais tarde, aos 94 minutos, por intermédio de Roncatto, com um remate do fora da área, a tirar tinta ao poste da baliza contrária.

O jogo terminaria pouco depois, com o Belenenses a vencer por 2-1, efectuando uma moralizadora recuperação no marcador, que irá certamente, fazer subir os índices de confiança da equipa, na véspera da deslocação a Munique, para o jogo da primeira mão da Taça UEFA.

Sobre o jogo está tudo dito. Sobre a actuação da equipa de arbitragem, sobretudo dos dois árbitros auxiliares, muito mais haveria a dizer...

FICHA DO JOGO:

Estádio do Restelo - 16 Set 2007

Árbitro: Paulo Paraty, da AF Porto, auxiliado(?) por Alexandre Freitas e Celso Pereira.

Belenenses: Marco Gonçalves; Cândido Costa, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Gabriel Gómez (Evandro Paulista, 45m); Rúben Amorim, Silas (Amaral, 86m) e José Pedro; Roncatto e Weldon (Fernando, 73m).

U. Leiria: Fernando; Éder, Bruno Miguel, Éder Gaúcho e Laranjeiro; Tiago; Tonito (Sougou, 56m), Faria e Cadú; Paulo César e João Paulo (Jessuí, 69m).

Golos: João Paulo (12m), Evandro Paulista (52m) e Hugo Alcântara (72m).

Disciplina: Cartão Amarelo a Gabriel Gómez (44m), Laranjeiro (72m) e Cadú (90m).

Resultado Final: Belenenses 2-1 U. Leiria