Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, setembro 29, 2007

MARÍTIMO 2 - osBELENENSES 0 (5ª JORNADA)

A equipa de Futebol de «Os Belenenses» saiu ontem derrotada do Estádio dos Barreiros, no Funchal, ao perder 2-0 com a formação do Marítimo, num jogo onde o resultado é enganador e que ficou marcado pela infelicidade na finalização dos atletas azuis.

Num jogo disputado menos de 72 horas após a partida de Munique, para a Taça UEFA, e com duas viagens de avião pelo meio, os pupilos de Jorge Jesus acusaram algum (natural) desgaste, tendo efectuado uma exibição esforçada, mas uma vez mais, pecando na finalização.

O técnico azul manteve a estrutura e o esquema táctico utilizado em Munique, mantendo os três centrais, sendo que Gabriel Gómez e Weldon foram as novidades no onze titular, surgindo nos lugares de Roncatto e Evandro Paulista, com Silas a passar para o ataque, actuando ao lado de Weldon.

Foi uma primeira parte muito táctica, com poucas oportunidades de golo de parte a parte, com o Belenenses a conseguir neutralizar o ataque insular, mas denotando algumas dificuldades na saída para o ataque, onde o último passe raramente saía com eficácia.

Depois de um primeiro ameaço por parte de Kanu, o brasileiro do Marítimo inauguraria o marcador aos 26 minutos, num lance onde o avançado maritimista benificiou de alguma sorte no ressalto que o isolou, não desperdiçando a ocasião, na frente de Costinha.

A perder, a equipa do Belenenses reagiu bem e José Pedro aos 30 minutos ameaçou a baliza de Marcos, com um bom remate à entrada da área.

No entanto, a melhor ocasião de golo do Belenenses aconteceria aos 33 minutos, quando Rúben Amorim surgiu solto na grande área contrária e rematou forte para excelente defesa de Marcos, que evitou o golo do empate à nossa equipa.

Também o Marítimo poderia ter ampliado o marcador, pouco depois, quando Marcinho, de baliza aberta, falhou a emenda final.

O intervalo surgiu com a equipa da casa na frente do marcador e o Belenenses regressou para a segunda parte com maior determinação em virar o resultado.

Logo aos 50 minutos, Jorge Jesus colocou em campo Roncatto, fazendo sair Devic, abdicado da estrutura de três centrais, reforçando a frente de ataque na procura do golo.

A maior pressão azul, acompanhada por mais posse e melhor circulação de bola não era traduzida em oportunidades de golo, pelo que, aos 62 minutos, Mendonça rendeu Cândido Costa, descaindo Gabriel Gómez para o lado direito da defesa e passando a equipa a actuar em 4x3x3, com Mendonça, Roncatto e Weldon na frente de ataque, apoiados por um tridente do meio-campo composto por Rúben Amorim, José Pedro e Silas.

O Marítimo recuava cada vez mais no relvado, apostando tudo no contra-ataque, enquanto que o Belenenses continuava a desperdiçar os lances de perigo que criava, como aconteceu com Roncatto, aos 73 minutos.

Aos 80 minutos, no tudo por tudo da equipa do Restelo, João Paulo entrou para o lugar de Silas, passando o Belenenses a actuar com quatro avançados.

Pouco depois, aos 85 minutos, Mendonça rematou colocado e Marcos - uma vez mais - a brilhar, evitando o empate da nossa equipa.

Com a equipa totalmente colocada no ataque, seria o Marítimo, já em tempo de compensação, a ampliar o marcador, por intermédio de Makukula, a aproveitar o espaço concedido pela nossa equipa.

O jogo terminaria logo a seguir, com o Belenenses a acusar a terceira derrota na Liga Bwin, em cinco jornadas, efectuando uma boa exibição, bastante esforçada, mas denotando uma vez mais, grandes dificuldades na finalização, tal como revelam os números: 3 golos marcados em 6 jogos oficiais.

O resultado pode ser considerado injusto para a nossa equipa, dado a exibição efectuada e as ocasiões de golo desperdiçadas, mas na realidade, ganha quem marca, e o Marítimo foi muito mais eficaz e pragmático durante todo o jogo, justificando o resultado obtido.

O próximo jogo é já na Quarta-feira, diante do Portimonense, para a Taça da Liga, e uma vitória é necessária para continuarmos em prova, sendo que, após o desgaste físico dos últimos jogos, é natural que Jorge Jesus efectue alguma rotação na equipa, dando uma oportunidade a jogadores mais frescos fisicamente.

FICHA DO JOGO:

Estádio dos Barreiros - 23 Setembro 2007

Árbitro: Cosme Machado, da AF Braga, auxiliado por António Vilaça e Fernando Pereira.

Marítimo: Marcos; Ricardo Esteves, Ediglê, Van der Linden e Evaldo; Bruno, Olberdam e Marcinho; Kanu (Mossoró, 70m), Makukula (Bruno Fogaça, 90m) e Fábio Felício (Luis Olim, 90m).

Belenenses: Costinha; Cândido Costa (Mendonça, 62m), Devic (Roncatto, 50m), Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Gabriel Gómez; Rúben Amorim e José Pedro; Silas (João Paulo, 81m) e Weldon.

Golos: Kanu (26m) e Makukula (90m).

Disciplina: Cartão Amarelo a Van der Linden (20m), Rúben Amorim (44m) e Cândido Costa (59m).

Resultado Final: Marítimo 2-0 Belenenses