Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, setembro 29, 2007

PORTIMONENSE 1 (4) - osBELENENSES 1 (3) (TAÇA DA LIGA)

A equipa de Futebol do Belenenses foi esta tarde eliminada da Carlsberg Cup, ao sair derrotada no desempate por grandes penalidades diante da formação do Portimonense, após terminar os noventa minutos de jogo empatado a uma bola, num jogo realizado no terreno do clube da Liga Vitalis.

Num jogo disputado com a presença de largas centenas de adeptos azuis nas bancadas do Municipal de Portimão, assistiu-se a uma boa primeira parte, pese o intenso calor que se fazia sentir, com várias oportunidades de golo para ambos os conjuntos.

Entrou melhor a equipa da casa, que se acercou da baliza de Marco Gonçalves por duas vezes com relativo perigo, mas rapidamente o Belenenses começou a tomar conta do jogo e a chegar perto da baliza adversária.

João Paulo Oliveira deu o mote com um remate rasteiro, após boa jogada individual, seguindo uma sequência de cantos a favor do Belenenses e mais oportunidades para as nossas cores, como aos 16 minutos, quando Evandro Paulista cabeceou a rasar a poste da baliza contrária.

Nessa altura o Portimonense tentava reequilibrar a partida, e aos 24 minutos chegou-se a gritar golo, quando o ex-Belenenses Paulo Sérgio coloca a bola no fundo das redes, mas já em fora-de-jogo correctamente assinalado pelo auxiliar.

Logo na resposta surge a melhor ocasião da primeira parte; boa jogada de João Paulo Oliveira, que endossa a bola a Rafael Bastos, que chuta fazendo a bola bater estrondosamente na trave.

Até final da primeira parte, o sinal mais continuou a ser do Belenenses, mas novo momento de maior perigo para a baliza do Portimonense só surgiu aos 45 minutos, quando Fernando, após boa solicitação de Silas, aparece cara-a-cara com o guarda-redes contrário, e não consegue inaugurar o marcador, aparecendo um defesa a cortar para fora o remate do brasileiro.

Pensava-se que a segunda parte poderia ser melhor, devido ao entardecer e à diminuição da temperatura, mas a verdade é que foi mais pobre, apesar dos golos só terem surgido por essa altura.

O Belenenses surgiu no terreno com a primeira alteração, com a entrada de Weldon para o lugar de Evandro Paulista e o início do segundo tempo começou com o Portimonense a tentar chegar à vantagem, mas sem conseguir criar reais ocasiões de golo, e assim se passaram os primeiros 15 minutos.

Por essa altura, Jorge Jesus promove novas alterações no conjunto azul, substituindo Silas e Rafael Bastos, fazendo entrar Rúben Amorim e Roncatto, e a verdade é que novamente a partir desse momento o Belenenses torna a comandar a partida e aos 66 minutos chega ao golo, após excelente jogada colectiva, começada num lançamento longo de Gabriel Gómez para Weldon, que por sua vez, passa para Roncatto, que endossa a bola para Fernando que, à entrada da área, e após fintar um adversário, remata sem hipóteses de defesa.

Estava inaugurado o marcador e as centenas de adeptos belenenses festejavam efusivamente nas bancadas.

A partir daí, o Portimonense procurou o empate, mas o Belenenses conseguia estancar as ofensivas adversárias, apostando agora mais numa toada de contra-ataque.

Aos poucos, os algarvios iam acreditando que podiam chegar a igualdade, ainda para mais quando o Belenenses jogava com Gonçalo Brandão claramente inferiorizado após ter chocado com um adversário, mas a nossa equipa parecia controlar as operações e o resultado.

No entanto, aos 83 minutos aconteceu o empate, após lançamento longo para as costas da defesa azul, onde aparece Paulo Sérgio isolado para colocar a bola no fundo das redes da baliza à guarda de Marco Gonçalves. Balde de água fria para os jogadores e adeptos azuis.

O Belenenses acusou o golpe e o Portimonense procurou ainda chegar à vitória mas sem sucesso, arrastando-se o jogo até à lotaria das grandes penalidades, onde a sorte nada quis com a nossa equipa, acabando prematuramente afastada da nova competição do panorama competitivo nacional.

Ficha do Jogo:

Estádio Municipal de Portimão

Árbitro: Hugo Miguel, da AF Lisboa, auxiliado por Ricardo Santos e Hernâni Fernandes.

Portimonense: Etulain; João Vítor, Nuno André Coelho, Welligton e Emídio Rafael; Nuno Coelho; Paulo Sérgio, Diogo (Tarantini, 71m) e Carlos Manuel; Pimenta (Raphael Freitas, 71m) e Maxi Bevacqua (Gonzalo, 62m).

Belenenses: Marco Gonçalves; Amaral, Rolando, Hugo Alcântara e Gonçalo Brandão; Gabriel Gómez; Rafael Bastos (Roncatto, 60m), Silas (Rúben Amorim, 60m) e Fernando; Evandro Paulista (Weldon, 45m) e João Paulo.

Golos: Fernando (66m) e Paulo Sérgio (83m).

Disciplina: Cartão Amarelo para Emídio Rafael (31m), Gabriel Gómez (55m), Paulo Sérgio (77m), Fernando (78m), Gonzalo (90m) e Hugo Alcântara (90m).

Resultado Final: Portimonense 1-1 Belenenses

Desempate por Grandes Penalidades:

1-0 - Golo de Tarantini

1-1 - Golo de Rúben Amorim

1-1 - Falha de Welligton (Defesa de Marco Gonçalves)

1-2 - Golo de Roncatto

2-2 - Golo do Gonzalo

2-3 - Golo de Gabriel Gómez

3-3 - Golo do Raphael Freitas

3-3 - Falha de Weldon (Remate à Trave)

4-3 - Golo do Paulo Sérgio

4-3 - Falha de Rolando (Remate ao Lado)

Resultado do Desempate: Portimonense 4-3 Belenenses