Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, janeiro 01, 2008

V. SETÚBAL 1 - BELENENSES 1 (12ª JORNADA)

A equipa de futebol do Belenenses empatou esta noite a um golo no Estádio do Bonfim, diante da formação do Vit. Setúbal, em jogo da 12ª jornada da Liga Bwin, regressando às boas exibições, não conseguindo conquistar os três pontos por manifesta falta de pontaria no momento da concretização.

Após o decepcionante encontro da jornada anterior, o Belenenses reagiu bem e efectuou esta noite uma exibição bastante personalizada, com maior qualidade de posse de bola, com mais atitude e determinação, justificando a vitória no jogo que não surgiu apenas pelo desacerto na finalização dos inúmeros lances de perigo criados.

Logo aos 4 minutos, o Belenenses inaugurou o marcador, por intermédio de Weldon, a responder da melhor forma a um excelente cruzamento de Gabriel Gómez, cabeceando a bola fora do alcance de Eduardo, fazendo o seu primeiro golo ao serviço do Belenenses, o que o terá motivado para efectuar a sua melhor exibição com o emblema da Cruz de Cristo ao peito. pecando apenas na finalização.

O Vit. Setúbal, a apostar sobretudo num esquema de jogo com uma pressão muito forte ainda no meio-campo azul, procurando roubar bolas para sair rápido para o contra-golpe, chegou à igualdade aos 13 minutos, num lance bastante infeliz de Rúben Amorim, a fazer um autogolo quando procurava interceptar um cruzamento inofensivo de Matheus.

A sorte que bafejou os sadinos neste lance, quase voltava a surgir pouco depois, quando Matheus, aos 21 minutos, rematou contra um jogador azul, com a bola a ganhar uma trajectória esquisita e a embater na barra de Marco Gonçalves, que ainda voou para tentar evitar o golo.

Porém, o Belenenses era a equipa mais forte em campo, fazendo uso da maior experiência e qualidade de circulação de bola do seu meio-campo, tendo criado várias ocasiões de golo até final da primeira parte.

Aos 36 minutos, uma excelente triangulação entre Silas e Weldon terminou com o primeiro a surgir solto, à entrada da área, em excelente posição de remate, a permitir a defesa fácil a Eduardo quando tinha tudo para finalizar com maior eficácia.

Pouco depois, aos 38 minutos, foi a vez de José Pedro assistir primorosamente Weldon, com este a aparecer solto descaído para o lado esquerdo da grande área e perante a saída do desamparando Eduardo, a rematar torto, com a bola a sair ao lado da baliza sadina.

O Vit. Setúbal apenas respondeu ao mior pendor ofensivo do Belenenses aos 43 minutos, quando Cláudio Pitbull rematou com perigo, ao lado da baliza azul, na cobrança de um livre directo.

Seria na marcação de um livre directo, aos 45 minutos, que José Pedro terminou a primeira parte, obrigando Eduardo a executar a defesa da noite, com uma intervenção fantástica a evitar o segundo golo da nossa equipa.

Se o Belenenses esteve bem na primeira parte, mais forte e domindor surgiu na segunda parte, com uma circulação de bola bastante personalizada, obrigando os sadinos a recuarem no terreno, sem no entanto, evitarem várias jogadas de perigo da equipa do Restelo.

Logo aos 51 minutos, Weldon, isolado por Gabriel Gómez, surgiu solto no lado direito da área sadina e rematou forte para uma excelente defesa de Eduardo para canto.

Aos 60 minutos, Cândido Costa rendeu Hugo Leal, com Rúben Amorim a retomar a sua posição habitual no meio-campo, reforçando a qualidade da posse de bola da nossa equipa.

Pouco depois, aos 63 minutos, novamente Weldon a surgir isolado e a rematar contra o guarda-redes contrário, com tudo para fazer o golo.

Aos 69 minutos, naquela que foi a melhor jogada do encontro, outra vez Weldon a surgir solto na área contrária, descaído para o lado direito, e a optar por uma assistência fantástica para Roncatto, que solto ao segundo poste, e de baliza aberta, rematou e permitiu a intervenção milagrosa do desamparando guarda-redes contrário, após ressalto na mão de um defesa sadino. Grande penalidade por assinalar?

Não vendo o domínio do Belenenses traduzir-se em golos, Jorge Jesus fez entrar Fernando, aos 80 minutos, para o lugar do desinspirado Roncatto.

Porém, seria o Vit. Setúbal a dispor da sua única situação de perigo logo no minuto seguinte, com Bruno Gama a surgir rápido nas costas da defesa azul e a tentar o chapéu sobre Marco Gonçalves, com a bola a não sair longe da baliza do Belenenses.

Aos 82 minutos, Hugo Alcântara viu o cartão vermelho directo, num lance onde Elmano Santos terá visualizado algo mais, após um desarme limpo e legal que o central azul efectuou, seguido de um contacto físico com o atleta adversário que disputava o lance com o nosso jogador.

Uma decisão algo controversa, no nosso entender, e que obrigou o Belenenses a recuar nos últimos minutos de jogo, com Gonçalo Brandão a render Weldon aos 86 minutos para completar novamente o quarteto defensivo.

Até final do jogo, destaque apenas para uma saída em falso de Marco Gonçalves, que esteve muito bem em todo encontro, que obrigou Areias a uma intervenção meritória para evitar o golo sadino.

O jogo terminou pouco depois, com um empate no marcador, resultado injusto dado o domínio e a exibição da nossa equipa, para além das inúmeras ocasiões de golo desperdiçadas, sendo que, deta forma, este foi o sétimo jogo consecutivo do Belenenses sem conhecer o sabor da derrota.