Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sexta-feira, abril 28, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (6ª FEIRA - 28/04/2006)


Relatório e contas aprovadas
Assembleia da crítica

A assembleia geral do Belenenses, realizada ontem à noite no Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo, ficou marcada por um conjunto de críticas — aos aspectos financeiro, desportivo e organizativo — à Direcção presidida por Cabral Ferreira. O prejuízo no relatório e contas, superior a dois milhões de euros, em 2005 e os factos de a equipa de futebol estar, a duas jornadas do fim da Liga, a lutar pela manutenção e as restantes modalidades de pavilhão não estarem a dar o retorno previsto motivaram, na maioria dos 96 associados presentes, grande revolta que acabou por ser descarregada no púlpito. Cabral Ferreira tentou defender-se, respondendo a todas as questões colocadas. Porém, não se escapou à crítica maior da noite: a actual Direcção não tem estratégia para o Belenenses. Mesmo assim, os sócios acabaram por aprovar o documento de 2005, apenas com uma diferença de seis votos (24 a favor, 18 contra e 20 abstenções). Desta vez, a Direcção levou o benefício da dúvida...

Prejuízo aprovado com votação apertada

A Direcção do Belenenses apresentou ontem as justificações para o prejuízo de 2 346 254 euros registado no saldo final do exercício de 2005, numa assembleia geral à qual compareceram 96 sócios, entre eles Mendes Palitos, candidato derrotado nas últimas eleições. Além das amortizações operadas por força da conclusão das obras do complexo desportivo, foram ainda apontados como outros motivos a queda de receitas do Bingo (decréscimo de 820 mil euros em relação ao ano anterior) e o aumento na escrituração da aquisição de bilhetes à SAD (mais de 500 mil euros), bem como a ausência de receitas extraordinárias. A prioridade dos dirigentes passa, assim, a ser o equilíbrio das contas, numa tentativa de conter os custos de forma mais apertada e voltar aos exercícios positivos – o anterior havia dado quase 500 mil euros de lucro –, tal como ficou patente, aliás, no orçamento aprovado para este ano.O Relatório e Contas mereceu a aprovação de uma ligeira maioria dos associados, com 24 votos a favor, 18 contra e 20 abstenções.

Cabral Ferreira relembrou que tomou posse a 5 de Maio do pretérito ano e não esqueceu as agruras da equipa de futebol. “Mesmo depois da saída de Carvalhal, os resultados continuaram a não agradar a todos nós”, lembrou, além de ter garantido a “unanimidade da Direcção” quanto à decisão, tomada em Março, de remodelar a SAD. O presidente belenense informou ainda os presentes sobre as “reuniões com a vereação da Câmara de Lisboa mantidas nas últimas semanas”, tendentes a estabelecer o protocolo com vista ao projecto imobiliário do clube.

Esperança para Rúben

O Rúben Amorim é o único dos três jogadores actualmente em recuperação de lesões com grandes hipóteses de ser dado como apto pelo departamento clínico para o jogo de domingo, com a Académica. O internacional sub-21 limitou-se ontem a correr, talvez até por precaução, enquanto Ahamada e Romeu já participaram em alguns exercícios sem limitações. Para esta manhã está agendada mais uma sessão de trabalho à porta fechada, no Restelo, e, amanhã, José Couceiro abordará a partida em conferência de Imprensa.

Relatório “passou” à tangente

PREJUÍZO DE 2,3 MILHÕES DE EUROS

A assembleia geral do Belenenses, para discussão e aprovação do Relatório e Contas de 2005, foi marcada por fortes críticas dos associados presentes, que não pouparam a direcção em termos organizativos, desportivos e financeiros.

O futebol e o momento da equipa principal mereceram também discussão. Embora com prejuízo de 2,3 milhões de euros, o relatório foi aprovado... à tangente: 18 votos contra, 24 a favor e 20 abstenções.