Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

quinta-feira, abril 27, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (5ª FEIRA - 27/04/2006)


Primeiro a permanência, depois o europeu e, finalmente, o Sporting
Paulo Sérgio a três tempos

A permanência do Belenenses na Liga é, para já, a prioridade de Paulo Sérgio. Segue-se a participação no Europeu de Sub-21 e, finalmente, o Sporting, ao qual está vinculado até 2008. Mas como cada objectivo tem o seu tempo, o jovem extremo está apenas concentrado no jogo, em casa, com a Académica, que já representou: «Agora estou deste lado. Se tivesse de aconselhar os meus colegas, diria para entrarmos determinados, pois esta jornada é muito importante para a manutenção e cada um terá de dar o seu melhor.» Da sua turma em Coimbra são poucos os repetentes. Há, porém, um estudante que bem conhece mas de outra escola. «O Zé [Castro]...», diz. «É um exemplo para todos, muito tranquilo», conta, do amigo. Paulo Sérgio foi titular em Paços de Ferreira —José Couceiro testou ontem o mesmo onze, apenas com Pinheiro no lugar de Ruben Amorim (em tratamento) —e espera ser novamente opção. «Depois de uma fase complicada, aproveitei a oportunidade. E agora que voltei, quero acabar a época da melhor forma», ambiciona. E assim regressar ao Sporting? «O Europeu está à porta e é sempre uma montra... para voltar ao Sporting.»

José Pedro na mira de Steaua e Levski

O potencial finalista da Taça UEFA Steaua de Bucareste (Roménia) e o Levski de Sófia (Bulgária) estão a acompanhar atentamente o médio do Belenenses José Pedro. De acordo com o que o JOGO apurou, a formação romena estuda a possibilidade de avançar com uma proposta concreta junto do emblema do Restelo, no que poderá, aliás, ser imitado pelos búlgaros. Actualmente com 27 anos, José Pedro é o segundo melhor marcador da equipa (quatro golos) e, depois de um período menos positivo – fruto de uma lesão –, o jogador está em clara subida de forma.

O camisola 11 chegou ao Restelo a custo zero, proveniente do Setúbal, em 2004/05, e pode representar um encaixe significativo para os cofres do clube de Belém. Mas só próxima semana poderão ser dados passos significativos na evolução deste dossiê – sendo que até ao jogo com a Académica não haverá novidades –, já que o jogador está concentrado em ajudar a equipa a alcançar a manutenção. Caso as propostas surjam e venham a ser do agrado do futebolista, pode jogar a seu favor o aperto financeiro da formação da cruz de Cristo. Os ordenados em atraso têm sido, esta época, uma constante, a que acrescem dois milhões de euros de prejuízo registados no exercício de 2005. Números que vão estar esta noite em discussão na assembleia geral do clube, cujo ponto único é a submissão a aprovação do Relatório e Contas.

Paulo Sérgio admite "grande pressão"

Paulo Sérgio defronta, no próximo domingo, a sua antiga equipa, a Académica. Comparando a época em que Paulo Sérgio esteve em Coimbra (2003/04) com a actual, são poucos os jogadores que ainda fazem parte da equipa dos estudantes. Existe, no entanto, a curiosidade de defrontar um colega de Selecção: Zé Castro. "É um excelente jogador. Actua com muita tranquilidade. Somos bons amigos, mas isso é fora do campo. Lá dentro, ambos vamos querer ganhar."

Paulo Sérgio considera fulcral o jogo, revelando que a equipa está "muito concentrada" em obter um triunfo, o que, neste caso, equivale à permanência. "A Académica está em posição mais complicada do que nós, mas jogamos em casa e, com o apoio do público, tenho a certeza de que vamos vencer. É claro que existe grande pressão, porque nós sabemos que este jogo decide o nosso Campeonato."

Couceiro deve repetir equipa

José Couceiro ministrou ontem o último treino à porta aberta antes do encontro com a Académica. Num apronto onde a circulação de bola e o ataque pelas alas foram os pontos em que Couceiro mais insistiu, pôde constatar-se igualmente que o técnico não deverá operar grandes mudanças para o penúltimo desafio da Liga. Aliás, no treino de ontem, a única mudança foi a substituição de Rúben Amorim por Pinheiro. Na única sessão do dia, não marcaram presença Romeu (continua a recuperar da intervenção cirúrgica) e Rúben Amorim (entorse na zona tibiotársica direita), enquanto o francês Ahamada apenas fez corrida.

Paulo Sérgio crê na vitória

FRENTE À ACADÉMICA

Paulo Sérgio é um dos jogadores do Belenenses que melhor conhece a Académica, por já ter representado os estudantes.

O avançado reconhece que o jogo de domingo é muito importante, pois, em caso de vitória, os azuis podem garantir a permanência: “Temos de entrar em campo determinados. É um jogo muito importante para nós, mas para a Académica também, que não pode perder. A nossa equipa quer vencer e espera o apoio do público. Queremos garantir a manutenção já neste encontro.”

Adeptos e polícia fazem Benfica pagar pelo jogo no Restelo

O Benfica foi multado em 2500 euros devido ao comportamento do seu público aquando do jogo com o Belenenses, no Restelo. A multa máxima imposta pela Comissão Disciplinar resulta do relatório policial.