Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, abril 25, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (3ª FEIRA - 25/04/2006)


Espanhóis observaram o ponta-de-lança na Mata Real
Santander quer Meyong

17 golos em 24 jogos! São estes os números de Meyong na Liga, que fazem do avançado camaronês um alvo apetecível para alguns clubes dos principais campeonatos europeus. Os últimos a cobiçarem o melhor marcador da Liga portuguesa foram os espanhóis do Santander, que enviaram emissários à Mata Real para observar o jogador, diante do P. Ferreira depois de terem feito o mesmo, na jornada anterior, quando o Belenenses defrontou o V. Setúbal. «Sim, sei do interesse do Santander. Eles já falaram com o meu empresário e jogar em Espanha seria muito positivo, até porque o campeonato espanhol é um dos melhores do Mundo», explicou Meyong, que, apesar do assédio, garantiu: «Só tenho interesse em ir para o Santander se ficarem na I Divisão. Tal como nós, eles estão numa posição difícil e só teria interesse em sair se eles se mantiverem. Mas, agora, só penso no Belenenses e em assegurar a permanência.» Por outro lado, o empresário do avançado, Paulo Teixeira, confirma que recebeu um contacto de pessoas ligadas ao Santander, mas que as «encaminhou para a SAD do Belenenses», não sem antes afirmar que uma transferência para Espanha era vista «com muito bons olhos». Do lado dos azuis, o presidente Cabral Ferreira, garantiu: «Até ao dia de hoje [ontem] ninguém do Santander falou comigo.» Relembre-se que a cláusula de rescisão deMeyong é de 2,5 milhões de euros.

Contas de 2005 registam dois milhões de prejuízo

As amortizações de obras no Restelo são apontadas como explicação para o elevado défice das contas, que contrasta com o prejuízo de apenas perto de meio milhão de euros do exercício anterior.

O Relatório e Contas relativo ao exercício de 2005 que a Direcção do Belenenses irá submeter à apreciação dos sócios esta quinta-feira à noite apresenta um saldo negativo de cerca de dois milhões de euros. Depois do lucro (493 mil euros) verificado em 2004, no último ano de mandato de Sequeira Nunes, o seu sucessor, Cabral Ferreira, confrontará a assembleia geral com um défice considerável, tendo em conta o curto espaço de tempo (um ano) que mediou os exercícios em causa. O prejuízo terá ficado, todavia, a dever-se às amortizações por via das obras executadas no Restelo, sendo por isso, segundo fonte conhecedora do processo, um défice contabilístico e não de tesouraria. Seja como for, os dados estão lançados para uma reunião magna que promete ser animada, pois os associados vão certamente querer ouvir explicações para o resultado negativo do último exercício. Outro assunto que poderá ser abordado tem a ver com o projecto imobiliário do clube, mas, quanto a este dossiê, é possível que Cabral Ferreira tenha boas notícias para dar, pois a indispensável luz verde da parte da Câmara Municipal de Lisboa parece estar para breve.

No âmbito desportivo, o plantel retoma esta tarde (16h30) os treinos, para preparar a recepção à Académica, jogo para o qual deverão ser tomadas medidas para encher o estádio, à semelhança das últimas partidas em casa. Romeu, Djurdjevic e Ahamada serão hoje reavaliados e constituem, para já, os únicos pacientes do departamento clínico belenense.

Santander perguntou por Meyong

Meyong foi observado pelo Santander, de Espanha, nos últimos dois jogos – com o Setúbal e em Paços de Ferreira –, e, segundo O JOGO apurou, terá sido ontem sondado pelos espanhóis, que quiseram ficar a par da situação do camaronês. Melhor marcador da Liga, com 17 golos, Meyong está vinculado ao Belenenses até 2007 – os azuis detêm ainda uma época de opção –, mas uma cláusula do contrato permite-lhe rescindir mediante o pagamento de uma indemnização de 2,5 milhões de euros. A cifra terá arrefecido o interesse do emblema do país vizinho, que ficou de contactar os responsáveis belenenses, mas Cabral Ferreira negou qualquer tipo de conversação tendente a transferir o jogador. O assédio estrangeiro é, no entanto, bem real, e os contactos informais de outros clubes, como o Hearts e o Maiorca, sucedem-se sem que as propostas cheguem ao Restelo ou despertem o entusiasmo do goleador que, ainda antes da transferência falhada para o Lokomotiv de Moscovo, rejeitou uma oferta da Arábia Saudita, bem como uma aproximação do Estrasburgo.

Djurdjevic e Romeu têm hoje alta

DEVEM INTEGRAR TREINOS SEM LIMITAÇÕES

Djurdjevic e Romeu devem ter alta médica hoje e integrar a sessão de trabalho sem limitações, e isto de acordo com o médico Rui Miller.

O plantel regressa esta tarde (16 horas) ao trabalho, de forma a preparar a recepção à Académica. O encontro está marcado para as 18.30, de domingo, tal como os restantes 7 encontros da 33.ª jornada. Apenas o Nacional-Boavista foi antecipado para sábado.

Após o empate ante o Paços de Ferreira, os azuis necessitam de 2 pontos para garantir a permanência e querem obtê-los já na próxima ronda.

Recorde-se que na primeira volta, a formação orientada por José Couceiro venceu por 1-0, em Coimbra, pelo que até agora está em vantagem sobre a Briosa.

Até ao encontro com os estudantes, Couceiro vai ministrar mais quatro treinos, todos de manhã. No entanto, só a sessão de hoje e amanhã é que são abertas ao público. A partir de quinta-feira, o treino será à porta fechada, por forma a ensaiar a estratégia para o importante embate com a formação de Nelo Vingada.

O técnico dos azuis deverá falar sobre a partida, no sábado, após o treino matinal, como é habitual.

Racing Santander segue Meyong

O Racing Santander está a seguir atentamente o percurso de Meyong, numa altura em que procura um avançado para reforçar a equipa na próxima temporada. Por isso mesmo enviaram esta tarde à Mata Real um elemento da equipa técnica do clube, na circunstância o adjunto Angel Viadero, para observar ao vivo as capacidades daquele que é nesta altura o melhor marcador da liga portuguesa.

Angel Viadero tirou notas de cada acção que o camaronês teve durante os cerca de 90 minuto que permaneceu em campo, numa tarde que não foi particularmente feliz para o avançado. Muito desacompanhado na frente, acabou por destacar-se apenas uma jogada em que ultrapassou o guarda-redes Pedro e atirou depois ao poste. No final o elemento da formação da liga espanhola prometeu mais observações para breve.