Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

terça-feira, abril 25, 2006

RUGBY: Final é sábado, frente ao Direito!

A equipa principal de Rugby disputa este sábado a final da prova máxima da modalidade em Portugal, tendo pela frente a formação ainda detentora do título, o Direito. O jogo terá lugar no Estádio Universitário de Lisboa e tem início marcado para as 17:45 horas. A entrada é gratuíta.

Após a vitória na fase regular da Divisão de Honra e o triunfo frente ao Benfica, na meia-final, os azuis chegam ao jogo mais importante da temporada: a final da Divisão de Honra, jogo que determinará o Campeão Nacional 2005/2006, e que coloca frente a frente as duas mais fortes formações da actualidade no Rugby luso, Belenenses e Direito.

O Belenenses foi primeiro na fase regular, conquistando 11 vitórias em 14 jogos disputados (incluindo 2 vitórias sobre o Direito, por 35-17 e 25-16). O conjunto azul foi sem dúvida a equipa mais regular e concretizadora do campeonato, tendo obtido a vitória mais folgada (88-0, frente à Académica) e sendo simultaneamente a equipa com mais pontos (e ensaios) marcados e menos pontos sofridos.

Com uma equipa bastante equilibrada, em que todos o sectores se distinguem igualmente pela qualidade, a equipa do Belenenses viu-se privada do seu capitão João Uva (lesão ao serviço da selecção nacional), mas nem por isso desmoralizou. Pelo contrário, os azuis – agora capitaneados pelo «1º centro» internacional Diogo Mateus – têm apostado forte na sua preparação para os jogos da fase final, e após uma incontestável vitória sobre o Benfica (18-10) tudo farão para oferecer o título nacional ao clube e seus associados, bem como ao seu capitão de equipa.

O adversário será a formação do Direito, actual campeã nacional. Os «advogados» jogaram três vezes frente ao Belenenses, e não foram além de três derrotas, uma das quais na final da Supertaça. Ainda assim, a qualidade do seu XV – no qual alinham muitos jogadores da selecção nacional – deverá ser tida em conta, e o Belenenses terá de mostrar (uma vez mais) a sua superioridade em campo.É que se por um lado é verdade que os azuis ainda não foram batidos pelo Direito esta temporada, importa também não esquecer que as finais são jogos que decidem tudo, nos quais as equipas entram com motivação extraordinária. Assim, as duas vitórias belenenses ao longo da fase regular de nada servirão se a equipa não repetir semelhante resultado neste derradeiro jogo da Divisão de Honra!

A partida, que se encontrava marcada para o relvado A do Estádio Nacional, será antes realizada no Estádio Universitário de Lisboa, recinto com melhores condições para todos os intervenientes nesta festa do Rugby nacional, dos jogadores ao público. Espera-se por isso «casa cheia» neste jogo decisivo, e em especial a presença de muitos belenenses que, conhecedores ou não da modalidade, quererão por certo ajudar a sua equipa a conquistar mais um título nacional, enriquecendo o palmarés não só da secção de Rugby azul, mas sobretudo do clube como um todo!