Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, abril 29, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (SÁBADO - 29/04/2006)


Ruben Amorim é recuperável

Boas notícias para Couceiro. Ruben Amorim, que se encontrava em dúvida para o encontro com a Académica, treinou-se ontem com o plantel e será, à partida, recuperável para amanhã. O jovem médio, peça preponderante na equipa desde que Couceiro chegou ao Restelo, ainda foi poupado no final da sessão de ontem, mas será opção para um jogo determinante.

Tradição favorável frente à Briosa

A luta titânica pela manutenção vai ter o Estádio do Restelo como um dos palcos principais, no próximo domingo. Belenenses e Académica estão separados por um único ponto. E é ponto assente também que o empate não favorece nenhum dos clubes, obrigando a adiar tudo para a última jornada. Por outro lado, a vitória dará a tranquilidade total a quem conquistar os três pontos. Para a Briosa, é a oportunidade para justificar o elevado orçamento, enquanto para o Belenenses será um mal menor, depois de ter sido apontada, inicialmente, uma candidatura às provas europeias.

Olhando para os embates entre estas duas formações ao longo da história, a balança pende claramente para o lado do emblema da cruz de Cristo, com um total de 36 vitórias, contra dez dos estudantes, com sete empates pelo meio. O último triunfo da formação de Coimbra aconteceu na época de 2003/04, em que os azuis foram copiosamente derrotados (5-0), com a curiosidade de um dos golos ter sido apontado por Paulo Sérgio... actual jogador do Belenenses. Esta foi, aliás, a única vitória dos estudantes nas últimas dez temporadas, embora, no ano transacto, a Briosa tenha conseguido arrancar um empate no Restelo.

Rúben Amorim está de volta

O médio Rúben Amorim deve integrar a convocatória para o embate com Académica, que José Couceiro dará a conhecer amanhã, após a última sessão de trabalho da semana. Na sessão de ontem, o médio já foi integrado em pleno, o que possibilitará a repetição da equipa do último fim-de-semana. Ahamada e Romeu continuam afastados do leque de opções. O internacional Costinha voltou a aperfeiçoar a condição física, tendo sido, aliás, o último a abandonar as instalações do clube.

Azuis empenhados em arrumar a questão

MOTIVAÇÃO DO GOLEADOR MEYONG É TRUNFO DE PESO

APOIO: É esperada amanhã, mais uma onda de apoio massivo à equipa.

O Belenenses está a uma vitória de assegurar a permanência na Liga e quer alcançar o objectivo já amanhã na recepção à Académica. Mas a história dos últimos confrontos entre azuis e estudantes não augura facilidades para a equipa de José Couceiro.

Nas últimas deslocações ao Restelo, o emblema de Coimbra conquistou sempre pontos. Na época passada empatou a zero; em 2003/04 os estragos foram maiores: a Académica venceu os azuis em Belém por um retumbante 5-0!

Mas a verdade é que amanhã, pelas 18.30, quando as duas equipas subirem ao relvado, a estatistica pouco ou nada irá contar. Os azuis têm-se multiplicando em apelos à união dos adeptos para comparecerem em peso; que encham o estádio de forma a manifestar apoio à equipa a fim de que os comandados de Couceiro possam garantir já amanhã a permanência, até para sossegar os "espíritos mais incrédulos".

Outro dos aspectos que pode funcionar a favor do Belenenses nesta luta titânica pela permanência reside no facto de contar, nesta altura, com o melhor marcador da Liga, Meyong (16 golos) ???. O avançado camaronês parte para a recta final motivado com a possibilidade de se sagrar o melhor marcador do campeonato e igualar o feito de Matateu.

Amorim OK e Ahamada em dúvida

PARA O ENCONTRO COM A ACADÉMICA

Ruben Amorim está a evoluir favoravelmente da entorse na tibiotársica direita e, ontem, já integrou sem limitações o treino da equipa. Deste modo, o médico Rui Miller crê que o médio do Belenenses possa ser uma opção para o jogo com a Académica.

Ao invés, Ahamada continua a apresentar queixas relativamente à pubalgia e está em dúvida para amanhã. Romeu já treina (fez um edema no joelho direito), mas não deve ser opção já que está inactivo há algum tempo.

Ontem, entretanto, a equipa efectuou mais uma sessão à porta fechada, onde Couceiro ensaiou a estratégia a apresentar ante a briosa.

Hoje, o plantel efectua um treino matinal, o último antes do jogo e, depois de o técnico falar à imprensa e divulgar os convocados segue para estágio.