Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, março 24, 2007

PAÇOS DE FERREIRA 0 - BELENENSES 2

A equipa de futebol do Belenenses venceu ontem à noite a formação do Paços de Ferreira por 2-0, em jogo da 22ª jornada da Liga Bwin, disputado no Estádio da Mata Real, quebrando desta forma a invencibilidade da equipa da casa que durava há quase 14 meses, ascendendo provisoriamente ao 4º lugar.

Perante um adversário altamente moralizado, bem classificado e invicto no seu reduto desde Janeiro de 2006, o Belenenses apresentou-se no Estádio da Mata Real de forma calculista, procurando controlar o jogo e segurar o ímpeto da equipa da casa, para depois explorar as saídas para o ataque.

No entanto, a equipa sentiu algumas dificuldades na primeira parte para travar o estilo de jogo directo do adversário, tendo em várias situações colocado à prova a atenção de Marco Gonçalves, autor de uma exibição muito segura.

Apesar dessas dificuldades em controlar o jogo aguerrido da equipa contrária, e de ter menos tempo a posse de bola do que habitual, o Belenenses nunca deixou de procurar o caminho para a baliza contrária e a terminar a primeira parte, aos 45 minutos, uma jogada de excelente recorte técnico entre Cândido Costa e Silas, resultou no golo inaugural da partida, num lance de belo efeito que deu o primeiro golo da época a Cândido Costa.

O intervalo chegou logo de seguida, com a vantagem do Belenenses no marcador, resultado algo injusto para a equipa da casa, mas que premiava a eficácia azul na finalização.

A segunda parte, como esperado, começou com a equipa da casa a pressionar ainda mais na procura do empate, com o Belenenses a procurar controlar o desenrolar da partida, cortando o ritmo ao adversário e saindo das recuperações defensivas com a bola jogável, explorando o contra-ataque.

Com o relógio a jogar a nosso favor e com a equipa contrária a arriscar cada vez mais no ataque, apesar de não revelar grande descernimento, o técnico Jorge Jesus mexeu na equipa de forma decisiva, colocando Garcés no lugar do esgotado Silas, para pouco depois fazer entrar Carlitos para o lugar de Amaral, recuando Cândido Costa para a posição de lateral-direito.

Duas substituições que melhoraram imenso a qualidade das nossas saídas para o ataque, explorando o facto da equipa adversária estar à procura do empate.

O segundo golo do Belenenses surgiu aos 75 minutos, por intermédio de Dady, a responder de forma exemplar a um cruzamento de Rodrigo Alvim do lado esquerdo do ataque azul.

A partir desse momento, com a equipa contrária em desespero no ataque, assitiu-se a várias jogadas de perigo por parte do Belenenses, com Garcés por duas ocasiões a ter oportunidade de fazer o terceiro golo.

O Belenenses fazia uso da sua eficácia e do pragmatismo do seu futebol, perante um adversário sempre lutador, mas claramente a acusar uma menor frescura física, justificando até final o resultado, havendo ainda tempo para a entrada de Gaspar para o lugar de José Pedro nos minutos finais da partida.

O jogo terminou com uma excelente vitória do Belenenses por 2-0, quebrando assim a invencibilidade caseira da equipa pacense, para gáudio das centenas de adeptos azuis presentes no Estádio da Mata Real, que apoiaram a equipa do primeiro ao último minuto.

Com esta vitória, o Belenenses ascendeu provisoriamente ao 4º lugar da Liga Bwin, com 34 pontos, quando faltam apenas disputar oito jornadas para o final do campeonato.

Ficha do Jogo:

Estádio da Mata Real

Árbitro: Lucílio Baptista, da AF Setúbal, auxiliado por Venâncio Tomé e Luís Salgado, também da AF Setúbal.

Paços de Ferreira: Peçanha; Mangualde (Mojica, 62m), Geraldo, Luiz Carlos e Antunes; Elias, Fahel e Pedrinha (Ricardinho, 79m); Edson, João Paulo (Renato Queirós, 15m) e Cristiano.

Belenenses: Marco Gonçalves; Amaral (Carlitos, 79m), Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Sandro Gaúcho; Cândido Costa, Rúben Amorim e José Pedro (Gaspar, 88m); Dady e Silas (Garcés, 72m).

Golos: Cândido Costa (45m) e Dady (75m).

Disciplina: Cartão Amarelo a Amaral (56m), Rúben Amorim (62m), Geraldo (67) e Fahel (75m).

Resultado Final: Paços de Ferreira 0-2 Belenenses