Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, abril 22, 2006

LIGA TMN: Belenenses eliminado do Play-Off

A equipa de basquetebol do Belenenses, foi esta tarde derrotada, pela formação do Queluz, por 93-81, numa partida disputada no Pavilhão Henrique Miranda, relativa ao Jogo 4 dos Quartos-de-Final do Play-Off da Liga TMN, sendo assim eliminada da competição.

Depois da vitória da passada Quinta-feira, no recinto do Queluz, que fez reduzir o resultado da eliminatória para 1-2, a equipa treinada pelo Porf. Luis Silveira necessitava de vencer o jogo de hoje para forçar a realização do Jogo 5, sendo grande a expectativa de vermos novamente os verdadeiros «Guerreiros» em acção. No entanto, não foi isso que se passou.

Com um começo de jogo verdadeiramente desastrado, a equipa do Belenenses apenas conseguiu concretizar 2 pontos nos primeiros 5 minutos de jogo, quando o marcador indicava 10-2 favorável ao Queluz. Essa vantagem no marcador raramente sofreu alterações e o primeiro período terminou com 21-12 para a formação da casa.

O segundo período mostrou um Diogo Carreira em excelente nível, autor de 16 pontos neste período, a levar a equipa ao colo, perante o desacerto defensivo e ofensivo dos restantes companheiros de equipa. Ao Queluz bastava os triplos de Jeff Schiffner para continuar a manter a vantagem no marcador, tendo o intervalo chegado com 48-39 no marcador.

O terceiro período começou com uma reacção azul, que jogando mais com o coração do que com a cabeça, conseguiu reduzir o resultado para 58-55, aos 26 minutos de jogo, mas um triplo de Earl Brown seguido de um contra-ataque de Miguel Miranda elevou o marcador para 63-55, para terminar o período com 71-59 favorável ao Queluz.

Uma última reacção de brio de alguns dos jogadores azuis, fez com que o quarto e derradeiro período da partida começasse com um parcial de 7-0 favorável ao Belenenses, que reduziu o marcador para 71-66, aos 34 minutos de jogo, sendo que até aos 76-71, com 3 minutos para jogar, a equipa do Restelo, apesar de viver de jogadas individuais no ataque e de não estar a defender bem, ainda acreditava que poderia forçar o Jogo 5, mas um parcial de 7-0 para o Queluz, num espaço de um minuto, decidiu o vencedor da partida e da eliminatória, tendo o jogo terminado com 93-81 no marcador.

Destaque pela positiva, na formação do Belenenses, para a excelente exibição de Diogo Carreira (28 pontos, 2 ressaltos e 2 assistências), que praticamente sozinho, aguentou a equipa na luta pelo resultado. Num patamar exibicional abaixo, mas igualmente positivo, esteve Miguel Minhava (14 pontos, 3 ressaltos e 5 assistências).

Jogaram ainda Rod Smith (6 pontos e 7 ressaltos - em apenas 14 minutos), Reggie Moore (6 pontos, 1 ressalto e 2 assistências), Jamie Kendrick (8 pontos e 7 ressaltos), Paulo Simão (15 pontos com 5/8 de L3), Jorge Coelho (4 pontos), Mário Jorge (3 ressaltos e 1 assistência) e Derrick Obasohan.

Colectivamente, a formação do Belenenses foi inferior em todos os aspectos do jogo, tendo perdido pela primeira vez nesta eliminatória o duelo dos ressaltos (24 contra 25), para além da derrota habitual da assistências (11 contra 18), sendo que, tal como em todos os jogos anteriores, fomos inferiores na percentagem da lançamentos (52% contra 66% de L2; 34% contra 52% de L3 e 72% contra 87% de LL).

Como comentário final a esta derrota, e sobretudo a esta eliminatória, pode-se dizer que a equipa adversária mereceu vencer a eliminatória, porque a formação do Belenenses nunca soube defender o poderoso jogo interior de Leroy Watkins nem defender o temível e letal tiro exterior de Jeff Schiffner e Earl Brown, revelando ainda grandes dificuldades no ataque, onde o MVP da fase regular, Reggie Moore, não «existiu» nestes Play-off, com a equipa a não conseguir contornar essa enorme contrariedade, apesar do esforço de Jamie Kendrick, que efectuou um Play-off de qualidade.

Termina assim a época desportiva da equipa principal do Belenenses, versão 2005/2006.