Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sexta-feira, abril 21, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (6ª FEIRA - 21/04/2006)


Plantel imune à polémica

ERROS de arbitragem e troca de palavras entre treinadores e dirigentes não entram, neste momento, no balneário do Belenenses. Apesar de a luta pela manutenção na Liga ser árdua, os jogadores estão motivados e fecham a porta a pressões psicológicas que desestabilizem o grupo.

O triunfo, por 3-1, diante do V. Setúbal reanimou os corações dos adeptos azuis e, acima de tudo, a confiança no balneário liderado por José Couceiro. Porém, após a merecida vitória, o caldo entornou na Liga. Vítor Pontes, treinador do V. Guimarães, afirmou não haver verdade desportiva no futebol português e o presidente do P. Ferreira, Hernâni Silva, respondeu à letra, acusando-o de não ter capacidade para tirar os vimaranenses da linha de água. Anteontem Cabral Ferreira, presidente do Belenenses, avisou que vai estar atento... E, pelos vistos, a mensagem do dirigente lisboeta parece ter passado para o balneário. Ontem o director-geral, Rui Casaca, afirmou estar confiante na obtenção dos três pontos na Mata Real. "Os jogadores estão motivadíssimos. Dependemos só de nós e vamos tentar atingir os 40 pontos já no domingo para não estarmos à espera de resultados de terceiros", disse. Segundo Casaca, todas as polémicas que têm surgido nos últimos dias não vão afectar os atletas. "Passa- lhes ao lado. Estão muito concentrados e não receiam erros. Confiamos muito neles e na equipa técnica ", concluiu.

Ouro na mão de Kendrick

O Belenenses venceu o Queluz por 71-67 e continua vivo na Liga Profissional. Em risco de irem de férias, os jogadores do Belenenses justificaram o êxito perante um Queluz pouco eficaz na hora de lançar e demasiado ansioso. Num primeiro parcial muito pobre, fruto de inúmeras perdas de bola e fraca percentagem de tiro, ainda assim o Belenenses foi a equipa menos má, justificando a vantagem de seis pontos - que no segundo parcial aumentou para 10 em três ocasiões, 21-11, 24- 14 e 26-16 -, após os primeiros 10 minutos. No segundo período, mais agradável, o Queluz acertou agulhas... e a pontaria nos triplos - cinco bombas -, nunca deixando o Belenenses, a actuar de forma muito serena, distanciar-se no marcador. Além de Schiffner (12 pontos), a entrada de David Vik -oito pontos consecutivos - contribuiu para a subida de rendimento do Queluz. Na segunda parte, o Belenenses ampliou para 11 - 45-34, 47-36 e 49-38 - os sete pontos de vantagem ao intervalo, terminando um terceiro período cópia fiel do primeiro na frente, por nove pontos: 55-46. Nos derradeiros 10 minutos, e ao contrário do verificado nos Jogos 1 e 2, o Belenenses não claudicou... mas quase. A cinco minutos do fim, com 62-52 a favor dos azuis da Cruz de Cristo, um parcial de 10-0 coloca o jogo empatado-62-62 -a menos de dois minutos do fim. Porém, uma bomba de Kendrick e um contra-ataque concluído por Carreira deram a (justa) vitória ao Belenenses, que pelo menos até amanhã, dia do Jogo 4, continua a sonhar com o título nacional.

Noite de fortes emoções

O FC Porto recebe hoje, em Santo Tirso, o Belenenses, para o segundo encontro das meias-finais do play-off do Campeonato da Liga Profissional. Aos portistas basta vencer para seguirem para a final, enquanto ao Belenenses, a vitória apenas permitirá a realização de um terceiro e definitivo jogo, isto porque a equipa orientada por Paulo Jorge Pereira trouxe de Lisboa uma importante e suada vitória (28- 27). E a exemplo do jogo na capital, adivinha-se muito equilíbrio e, sobretudo, emoção, apesar do favoritismo que recai sobre o FC Porto.

Ricardo Candeias, o guarda-redes dos portistas que arrancou excelente exibição no Restelo, não deixa dúvidas quanto às intenções da sua equipa: "Queremos ganhar e assegurar já uma presença na final." "Sabemos que voltará a ser um jogo difícil atendendo às características da partida. Para a equipa do Belenenses é a derradeira oportunidade, pelo que se espera um jogo emotivo, principalmente para quem está a ver, um pouco como aconteceu em Lisboa", sustenta o jogador do FC Porto, que acredita que "a equipa tem tido bons desempenhos e merece seguir em frente". Por outro lado, no Belenenses, um dos jogadores mais em evidência no primeiro confronto foi o esquerdino João Pinto, que classifica a partida de hoje como "o jogo do tudo ou nada para o Belenenses". "Tudo passa por uma vitória e é para isso que vamos jogar. Logicamente, a pressão está do nosso lado mas, a este nível, se as equipas não estão preparadas para lidar com este factor então não podem aspirar a um título e o Belenenses saberá lidar com a necessidade de vencer", garante o lateral-direito da equipa do Restelo, reconhecendo a importância domais conceituado jogador português no desafio do Restelo: "Carlos Resende é um jogador admirável e repleto de experiência. Ele soube fazer a diferença no momento decisivo e isso, infelizmente, permitiu a vitória do FC Porto."

Meyong alvo de cobiça

A excelente temporada de Meyong, consubstanciada na subida ao topo da lista dos melhores marcadores, não tem passado despercebida por essa Europa fora. Vários têm sido os emblemas a tentar saber as condições exigidas pelos azuis - cláusula de rescisão de 2 milhões e meio de euros - para a transferência do jogador, nomeadamente oriundos de França, Espanha e Turquia. Para já, porém, a SAD do Restelo não considera oportuna a concretização, ou pelo menos, a divulgação de eventuais negócios, uma vez que as mesmas poderiam perturbar o estado de espírito do grupo de trabalho, empenhado em garantir rapidamente a manutenção na Liga principal. Na sessão de treinos efectuada ontem de manhã, Romeu e Djurdjevic trabalharam condicionados, enquanto Ahamada se ficou pelo ginásio a efectuar tratamentos.

Uma palavra a dizer

Ovarense e Belenenses conseguiram vencer os respectivos encontros e com isso mostraram que ainda têm uma palavra a dizer nestes quartos-de-final do "play-off" da Liga.

Queluz 67 - Belenenses 71

árbitros António Coelho, Sérgio Silva e Bruno Alvarinhas

local Pavilhão Henrique Miranda

Francisco Rodrigues 8, Earl Brown 5, Jeff Schiffner 20, Miguel Miranda 5, Leroy Watkins 9, David Vik 18, Luís Silva 0, João Manuel 2, Tomas Rodriguez nj, Tiago Pinto nj, Miguel Barroca nj, Felipe Gomes nj.

T: Alberto Babo

13 Miguel Minhava, 3 Paulo Simão, 14 Jamie Kendrick, 16 Reggie Moore, 11 Rod Smith, 0 Derrick Obasohan, 12 Diogo Carreira, 0 Jorge Coelho, 2 Mário Jorge, nj Benedito Suca, nj Arlindo Neves, nj Bruno Pires

T: Luís Silveira

marcador 11-17(1º período); 23-24(2º); 12-14(3º); 21-16 (4º)

Belenenses triunfa em Queluz (71-67)

QUARTOS-DE-FINAL DO CAMPEONATO DA LIGA

O Belenenses venceu hoje no reduto do Queluz por 71-67, na terceira partida dos quartos-de-final do campeonato da Liga Profissional, colocando as contas em 2-1 favorável aos de Queluz, que triunfaram nas primeiras duas partidas por 89-80 e 88-85.O próximo jogo está agendado para 22 de Abril.