RUGBY: «Belém» na final da Divisão de Honra!
Numa partida realizada no relvado n.º2 do Restelo e a que assistiram perto de um milhar de pessoas, o Belenenses não voltou a deixar-se surpreender pelo Benfica, e arrancou importante vitória que dá continuidade à excelente temporada realizada até ao momento e permite ao clube estar na discussão do título nacional 2005/2006, quando defrontar no próximo dia 29 de Abril a equipa do Direito.
O jogo, disputado entre o sol radioso e a chuva intensa, alternou também no que se refere ao nível técnico exibido pelas duas equipas, com o Belenenses a mostrar o porquê se de ter classificado em primeiro lugar da fase regular da Divisão de Honra. Os azuis dominaram a partida desde o seu início, e apesar de alternância no marcador (durante os primeiros 40 minutos), o jogo foi disputado sobretudo no meio-campo defensivo do Benfica.
Na final da Divisão de Honra, que terá lugar no dia 29, o Belenenses terá pela frente a equipa do Direito, que bateu também esta tarde a formação de Agronomia, em Monsanto, por 9-3.
Breve crónica do jogo
A primeira vantagem do jogo pertenceu ao Belenenses, que na sua primeira posse de bola conquistou uma penalidade e os primeiros três pontos no marcador, através do «abertura» Pedro Silva.
O Benfica respondeu com um ensaio, na sequência de uma série de infantis erros azuis. Após conversão de Filipe Grenho, o marcador passava a dar vantagem aos homens da Sobreda (3-7).
Os azuis voltavam a pressionar e a empurrar o Benfica para a sua área de 22, e foi à passagem dos 20 minutos de jogo que Bruno Nifo marca um bonito ensaio (8-7), após uma touche ganha por Lourenço Andrade e excelente iniciativa individual de Sebastião Cunha, hoje a jogar com a camisola n.º11.
Aos 26 minutos, nova penalidade a favor dos encarnados dava vantagem ao Benfica (8-10). O Belenenses responderia apenas 3 minutos depois, com Diogo Pinheiro a jogar ao pé e a correr para o ensaio, não concretizado por pouco.
O intervalo aproximava-se e a pressão belenenses acabaria por ser premiada com um ensaio de Pedro Silva – que correu 25 metros por entre jogadores do Benfica –, após nova touche conquistada por Lourenço Andrade. O ensaio foi logo em seguida convertido (15-10) pelo próprio Pedro Silva, que substituiu o não utilizado Francisco Moreira nos pontapés aos postes.
A segunda parte iniciou com um forte aguaceiro a cair sobre o Restelo, o que tornou o terreno mais pesado e dificultou a tarefa dos jogadores em campo. O Belenenses voltou a empurrar o Benfica para a sua área de 22 metros, e grande parte da etapa complementar foi disputada longe dos postes azuis.
Sem grandes oportunidades de ensaio para um e outro lado, e com o pack azul a desgastar fortemente a 1ª linha benfiquista, o Belenenses soube gerir a vantagem, que ampliou através de uma penalidade, não desperdiçada por Pedro Silva.
No final da partida, vitória incontestável do Belenenses sobre um Benfica que apesar da excelente atitude competitiva não foi capaz de contrariar a visível superioridade azul, em todos os sectores.
No que diz respeito ao Belenenses, e não obstante o excelente jogo realizado – uma vez mais – por todos os sectores da equipa, importa destacar o desempenho do regressado Lourenço Andrade nos alinhamentos, invariavelmente ganhos pela equipa azul.
O Belenenses alinhou com os seguintes jogadores:
1 – Juan Murre
2 – Nicolas Formigo
3 – Cristian Spachuk
4 – Mata Pereira
5 – Lourenço Andrade
6 – David Penalva
7 – Manuel Castagnet
8 – Valter Jorge
9 – Bruno Nifo – 5
10 – Pedro Silva – 5+2+3+3
11 – Sebastião Cunha
12 – Diogo Mateus
13 – Diogo Pinheiro
14 – Francisco Cunha
15 – João Mirra
16 – Rodrigo Silveira
17 – Fernando Murteira
18 – Gonçalo Lucena
19 – Pedro Netto
20 – Emiliano Castagnet
21 – David Mateus
22 – Francisco Moreira
Juvenis vencem a Taça de Portugal
Os juvenis do Belenenses fecharam a época 2005/2006 com chave de ouro, ao bater na final da Taça de Portugal a equipa do Técnico por 12-3.
O jogo foi dominado pela equipa azul desde o apito inicial. Apesar da pressão belenense, o intervalo chegou com uma igualdade a zero no marcador.
No reatar da partida, o Técnico aproveitou uma penalidade para fazer 0-3, mas os azuis responderam logo em seguida com um ensaio de Francisco Moreira, passando o marcador a registar 5-3. A dois minutos do final, o Belenenses colocou um ponto final na discussão do jogo, ao alcançar novo ensaio por Manuel Machado, que após convertido fechou o marcador em 12-3.
Importa recordar que o Belenenses esteve nas 3 finais da época na categoria, tendo vencido a Supertaça (em Outubro de 2005, frente à Académica) e agora a Taça de Portugal.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home