Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

sábado, abril 22, 2006

JORNAIS DESPORTIVOS (SÁBADO - 22/04/2006)


Falharam trabalhos de casa

MANUTENÇÃO é meta que tanto Belenenses como P. Ferreira pretendem superar este domingo na Mata Real. Árduo desafio para qualquer um, numa semana de palavras assanhadas entre terceiros. José Couceiro não atiça o mote da arbitragem do último Sp. Braga-P. Ferreira e garante que a sua equipa, que ontem, depois do treino da manhã, deixou o Restelo, está confiante de que alcançará os importantes, mas não totalmente decisivos, 40 pontos, e com mérito.

— É mais uma final?

— Este jogo poderá não ser decisivo, porque, independentemente do resultado, pelas jornadas que vão realizar-se, a questão da manutenção não ficará resolvida neste domingo.

— O Belenenses está mais confiante?

— A equipa sempre dependeu de si. Mas ganhámos o último jogo e, por isso, aumentou a confiança.

— Mas o P. Ferreira também está.

— Fez um excelente jogo em Braga e realizou uma boa primeira parte. Temos consciência que o adversário fez, provavelmente, uma das melhores exibições da época, e fora a melhor. Mas mal de nós se não acreditarmos que é possível vencer o P. Ferreira.

— O jogo em Braga não passou incólume e o treinador do V. Guimarães, Vítor Pontes, disse não haver verdade.

— Não quero alimentar polémicas, mas a questão da verdade desportiva não é de hoje. Basta olhar para campeonatos anteriores e ver que isto é um problema estrutural do futebol e não conjuntural. Mas há muita gente esquecida.

— Quem?

— Façam uma leitura do passado. Deixem acabar o campeonato e então falemos sobre isso. Se há equipas que desceram de divisão prejudicadas, muitas; clubes que acabaram com as formações profissionais, também. Quando falamos de verdade desportiva as questões são mais profundas. O P. Ferreira, inclusive, fez um excelente jogo em Braga. Não sei se ganhava, agora colocar a questão exclusivamente por aquele golo...

— É uma tentativa de pressão?

— Não é um erro para mim que avalia um árbitro, é uma série deles contra a mesma equipa. Isso é que é grave. Para mim há situações muito mais graves que a de Braga. Neste momento estaríamos provavelmente com a nossa situação resolvida.

Anti-regulamentos

— Atenção redobrada nos jogos que faltam?

— Temos de nos preocupar connosco e não com o árbitro. Vou para os jogos a pensar na vitória e não que o jogo está viciado. Grave é um assistente ser nomeado para nova ronda com a mesma equipa quando isso viola os regulamentos.

— Há justificação?

— Alguém falhou nos trabalhos de casa. Basta ter uma grelha para saber que o árbitro ou o assistente não podem repetir a mesma equipa no jogo seguinte. Não me admiro que estas situações aconteçam, quando no ano passado antes de um jogo se realizar [frente ao Gil Vicente, na altura no V. Setúbal] disse como é que iríamos ser prejudicados, fomos prejudicados dessa forma e nem um processo de inquérito existiu.

Couceiro quer ficar

O treinador dos azuis não pensa, para já, na possibilidade de rumar a Alvalade. O que quer, a todo o custo, é obter bons resultados nas três jornadas que faltam do Campeonato e, para o ano, treinar o Belenenses... na liga principal.

Para já, José Couceiro não admite a possibilidade de vir a gerir o futebol do Sporting, tal como propôs Abrantes Mendes caso o acto eleitoral faça dele o próximo presidente do emblema de Alvalade. O actual técnico dos azuis pensa, sim, em continuar a ser treinador... e no Belenenses, se possível. "Estou a pensar, sinceramente, que para o ano vou ser treinador do Belenenses", afirmou José Couceiro, em conferência de Imprensa dada ontem no Restelo. "Não comento as eleições do Sporting. Poderei, quando muito, para o meu ego, ficar satisfeito por se lembrarem de mim, por pensarem que tenho capacidade para um cargo com tanta importância." Depois, relembrou que pretende cumprir o contrato de mais uma época que o mantém ligado aos azuis: "O compromisso com o Belenenses é para respeitar."

Couceiro assinala que foi "sondado por muita gente", de "diversos clubes", mas, se houve alturas em que rejeitou propostas, inclusive "do Sporting [em Junho] e do FC Porto", pensa, caso necessário, voltar a fazer o mesmo. "Não estou em condições de aceitar nenhum convite, venha ele de onde vier", disse, mesmo que a continuação no Restelo passe sempre pelos próximos resultados. "O compromisso que tenho só deixará de existir se houver mútuo acordo... Depende dos resultados de Paços de Ferreira, da Académica e de Barcelos."

Para o jogo de amanhã, em Paços, frisa que a sua equipa tem "os índices de confiança em alta", ainda que todos estejam conscientes de que "não vai ficar completamente definida a questão da manutenção". Quanto à arbitragem, garante que vai estar "atento ao que se vai passar", mas não pretende "colocar o Paços de Ferreira" nas polémicas, até "porque fez uma excelente exibição em Braga", onde venceu, e bem, "independentemente de um golo irregular". Couceiro evita questiúnculas, concluindo: "Temos de nos preocupar connosco e não com o árbitro. Vou com um clima positivo, não vou para o jogo a pensar que está viciado à partida..."

Cabral Ferreira
"Continuidade do treinador depende dos resultados..."

José Couceiro não estava sozinho na conferência de Imprensa de ontem: a seu lado estavam Rui Casaca, director-geral do futebol do Belenenses, e Cabral Ferreira, presidente do clube e da SAD dos azuis. Foi este último, aliás, a frisar que tão prestigiado "contingente" pretendeu, tão-só, demonstrar "a união que existe" entre todos os elementos do grupo. Este dirigente reafirmou ainda uma das ideias defendidas por Couceiro: a de que, se a equipa descer de divisão, a vítima pode ser a do costume – o treinador, claro... "A continuidade de Couceiro depende dos resultados", afirmou Cabral Ferreira. "Os projectos existem, podem resultar a curto ou a médio prazo, mas os resultados influenciam tudo, e nem os dirigentes nem os técnicos têm capacidade de actuar sobre isso." De qualquer forma, o presidente não comentou a vontade de Abrantes Mendes de contar com Couceiro em Alvalade na próxima época. "Não comento o que se passa noutros clubes. Estou aqui para discutir o Belenenses..."

Ahamada não viajou

Ahamada, Romeu e Djurdjevic não recuperaram das suas mazelas a tempo de integrar a lista de convocados. Assim, foram chamados os seguintes 20 elementos: Marco Aurélio, Pedro Alves, Amaral, Sousa, Pelé, Rolando, Gaspar, Faísca, Rui Jorge, Sandro, Rui Ferreira, Rúben Amorim, Fábio Januário, José Pedro, Silas, Meyong, Paulo Sérgio, Pinheiro, Dady e Ceará. A equipa viajou ontem para o Norte do País, treinando-se hoje, pelas 10h30, no Estádio Abel Alves de Figueiredo, em Santo Tirso.

FC Porto encontrou a luz e está na final da Liga

Num jogo engripado pela chuva que afectou a iluminação do Pavilhão Municipal de Santo Tirso, o FC Porto carimbou a passagem à final do campeonato da Liga depois de vencer o Belenenses por 24-23 (ganhou por 27-28 em Belém), mais uma vez com um golo de Carlos Resende a dois segundos do final.

Depois de um atraso de alguns minutos no início da partida por falha da electricidade no pavilhão, o FC Porto entrou melhor na partida, com Sérgio Lopes a surgir de surpresa no sete inicial. Os homens de Paulo Jorge Pereira chegaram aos 4-2, mas com oito minutos decorridos e já depois de o Belenenses reduzir para 5-4, a electricidade voltou a falhar e a deixar todos às escuras. Só cerca de uma hora depois e sob o espectro do adiamento é que foi possível reatar uma partida sempre muito equilibrada (13-13 ao intervalo). Numa sensação de "déjà vu", o FC Porto acabou por ser mais feliz em cima do apito final, com o capitão portista a colocar os dragões na final, com o último dos seus oito golos a encontrar, definitivamente, a luz.

Hoje disputa-se o outro encontro das meias-finais, com o ABC a receber em Braga o Madeira SAD e a precisar de ganhar, depois da derrota em terras madeirenses por 31-25.

Couceiro: «Satisfeito por pensarem em mim»

INTERESSE DE ABRANTES MENDES EM CAUSA

José Couceiro abordou o interesse de Abrantes Mendes no seu nome para gerir o futebol do Sporting caso seja o novo presidente do clube de Alvalade, não confirmando o convite e dizendo que tem um compromisso com o Belenenses que é para cumprir mas revelando alguma satisfação por pensarem nele.

"Sou treinador do Belenenses e tenho mais um ano de contrato. Não tenho de comentar as eleições do Sporting. Poderei quanto muito, para o meu ego, ficar satisfeito por pensarem que tenho capacidade para um cargo de tanta importância num clube com a dimensão do Sporting mas sinceramente o que me preocupa neste momento é a situação do Belenenses. Tenho um compromisso que é pessoal e profissional e que é para respeitar", disse na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Paços de Ferreira.

Ahamada ausente e Amaral de regresso

CONVOCATÓRIA PARA JOGO COM O PAÇOS DE FERREIRA

O regresso de Amaral, que cumpriu um jogo de suspensão, e a ausência de Ahamada (lesionado) são as novidades na lista de convocados do Belenenses com vista à deslocação a Paços de Ferreira, a realizar domingo.

O lateral brasileiro integra o lote de 20 convocados hoje divulgado por José Couceiro, que, além do avançado francês - a contas com uma pubalgia -, também não pode contar com Djurdjevic (recupera de um estiramento no adutor da coxa direita) e Romeu (foi operado e está ainda longe da melhor forma).

A importância do encontro com os pacenses levou os responsáveis do clube lisboeta a anteciparem em um dia a deslocação para o Norte, que se iniciou hoje após o almoço.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Marco Aurélio e Pedro Alves.

Defesas: Amaral, Rolando, Pelé, Gaspar, Rui Jorge, Sousa e Vasco Faísca.

Médios: Sandro Gaúcho, Rúben Amorim, José Pedro, Rui Ferreira, Pinheiro e Fábio Januário.

Avançados: Paulo Sérgio, Meyong, Silas, Dady e Ceará.

FC Porto derrota Belenenses (24-23) e está na final

DRAGÕES VÃO LUTA PELO TÍTULO NACIONAL

Ao derrotar o Belenenses, em Santo Tirso, por 24-23, no segundo jogo das meias-finais do "playoff" da Liga, o FC Porto assegurou a qualificação para a final da competição, onde medirá forças com Madeira SAD ou ABC, equipas que jogam sábado (11 horas) o segundo embate. De momento, os madeirenses lideram a série 1-0.

O jogo entre dragões e azuis do Restelo ficou marcado por uma prolongada paragem devido à falta de electricidade no pavilhão.

Tal como na partida realizada em Belém, o FC Porto voltou a vencer apenas por um golo de diferença. Em Lisboa, o 28-27, conseguido após prolongamento, também foi suficiente.

Couceiro antecipa estágio e já conta com Amaral

Amaral volta a ser opção para José Couceiro, depois de ter cumprido um jogo de suspensão na passada jornada. O Belenenses ganha assim um homem da defesa para o jogo em Paços de Ferreira, da 32ª jornada da Liga, marcado para domingo às 16 horas. Dada a importância da partida, a comitiva dos azuis do Restelo já partiu para o norte do país, antecipando assim o estágio.

Fora da lista de convocados ficaram os lesionados Djurdjevic, que recupera de um estiramento no adutor da coxa direita, Romeu, que ainda recupera de intervenção cirúrgica, e Ahamada, que tem uma pubalgia.

Convocados:

Guarda-redes: Marco Aurélio e Pedro Alves;

Defesas: Amaral, Rolando, Pelé, Gaspar, Rui Jorge, Sousa e Vasco Faísca;

Médios: Sandro Gaúcho, Rúben Amorim, José Pedro, Rui Ferreira, Pinheiro e Fábio Januário;

Avançados: Paulo Sérgio, Meyong, Silas, Dady e Ceará.