Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

quarta-feira, abril 19, 2006

RUGBY DO BELENENSES EM DESTAQUE


Equipas de formação em destaque na «Digressão» a Madrid

Os escalões de formação do Belenenses continuam a dar que falar. Desta feita os «miúdos» do Belenenses foram a Madrid disputar o Torneio Internacional de Escolas de Rugby do clube Boadillas Tasman, disputado a 8 de Abril passado.

Na prova participaram as seguintes equipas:

- US Tyrosse (França)

- CF «Os Belenenses» (Portugal)

- Bracknell RFC (Inglaterra)

- Centransa El Salvador (Espanha)

- US Nafarroa (França)

- Liceo Frances Madrid (Espanha)

- Alcalá (Espanha)

As equipas azuis não se deixaram intimidar pelos nomes sonantes e venceram nos escalões de Bambis, Infantis e Juvenis. Os Benjamins foram segundos classificados (em igualdade pontual com o primeiro) e os Iniciados alcançaram a quarta posição.

Meia-final é sábado, frente ao Benfica

A equipa principal do Belenenses disputa no próximo sábado (dia 22) a meia-final da Divisão de Honra 2005/2006, tendo como adversário o Benfica, quarto classificado da fase regular. O jogo será disputado no relvado n.º2 do Complexo do Restelo, e tem início marcado pelas 15:00 horas.

O Belenenses chega às meias-finais depois de vencer a fase regular (11 vitórias em 14 jogos disputados), e terá pela frente o 4º classificado, que foi a equipa do Benfica. Curiosamente, das três derrotas sofridas na primeira fase, duas delas aconteceram precisamente contra os encarnados: na primeira volta os azuis foram surpreendidos no Restelo por 7-8 e já a fechar a fase regular, em jogo a contar para a 14ª jornada, o Belenenses sofreu nova derrota (desta feita na Sobreda), por 5-15.

O formato da fase final 2005/2006 é novo, e em vez da já habitual «Final Four» (pequeno campeonato disputado entre os quatro primeiros da fase regular, que apurava o campeão nacional), a FPR implementa este ano uma nova experiência para apuramento do campeão: a fase final da Divisão de Honra será disputada em duas meias-finais e uma final, disputada em campo neutro.

A vantagem azul na classificação final da fase regular determina que o jogo de apuramento para a final seja disputado no Restelo, o que naturalmente favorece o Belenenses, que poderá assim jogar no seu campo e perante o seu público. É todavia necessário confirmar o favoritismo em campo, e demonstrar ao longo dos 80 minutos do encontro que por tudo o que fez durante as 14 jornadas da fase regular é a equipa belenense quem merece estar na final da Divisão de Honra 2005/2006.

Os técnicos Adam McDonald e Francisco Borges deverão ter à sua disposição praticamente todas as alternativas para o jogo do próximo fim-de-semana, incluindo o «3ª linha» David Penalva, que cumpriu já os dois jogos de castigo impostos pela FPR. De fora continua o capitão João Uva, que recupera de uma grave lesão, e que apenas em 2006/2007 deverá retornar aos relvados.

Do lado do Benfica, registo para a ausência do pilar André Farinha, que cumpre castigo a punir agressão sobre um jogador do Belenenses, no jogo da 14ª jornada.

No que ao jogo diz respeito, espera-se uma partida difícil para os dois conjuntos, que não quererão falhar numa partida a eliminar. O Belenenses deverá procurar desenvolver o seu jogo ofensivo «à mão» e empurrar o Benfica para dentro o seu meio campo defensivo, enquanto que os encarnados apostarão forte, como é hábito, no jogo «ao pé» de Filipe Grenho. Por outro lado, ao Belenenses será exigida muita paciência relativamente às várias dimensões e intervenientes do jogo, não se deixando intranquilizar pelas incidências da partida, como aconteceu no jogo da Sobreda.

A partida será apitada por um trio proveniente de França, à semelhança do que aconteceu em alguns jogos decisivos da temporada 2004/2005.

Por último fica o apelo aos sócios e adeptos do Belenenses para que compareçam no relvado n.º2 do Restelo no próximo sábado, no sentido de apoiar a equipa nesta partida decisiva, na qual se joga todo o esforço desenvolvido ao longo da temporada. A entrada será gratuita para sócios do Belenenses.

Juvenis na Final da Taça

Paralelamente ao jogo do Restelo, o Belenenses disputa na categoria de juvenis a final da Taça de Portugal. O encontro terá lugar no relvado A do Estádio Nacional (Jamor), pelas 15:30 horas. O adversário da jovem equipa belenense será o Técnico, sétimo classificado da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juvenis.