Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

quinta-feira, abril 26, 2007

BELENENSES 3 - ESTRELA DA AMADORA 0

A equipa de futebol de «Os Belenenses» venceu a formação do Est. Amadora por expressivos 3-0, em jogo da 25ª jornada da Liga Bwin, confirmando o excelente momento de forma e a brilhante 4ª posição no campeonato, numa partida que contou com uma moldura humana bastante superior ao habitual.

Foi um triunfo categórico da nossa equipa, que rubricou uma primeira parte de excelente qualidade, cheio de confiança e de atitude competitiva, com os seus jogadores a não deixarem o adversário respirar, pressionando a equipa contrária e obrigando-a a cometer erros.

Logo aos 8 minutos, o Belenenses poderia ter inaugurado o marcador, com Cândido Costa a cruzar a bola do lado direito do ataque, e José Pedro, ao segundo poste, livre de marcação, a rematar por cima da baliza contrária, com tudo para inaugurar o marcador.

Não tardou muito o golo, pois aos 15 minutos, José Pedro assiste de forma irrepreensível Garcés, com o internacional panamiano a picar a bola sobre o guarda-redes contrário, inaugurando o marcador e estreando-se a marcar na Liga Bwin.

Ainda o público presente nas bancadas estava a festejar o golo, e já o Belenenses fazia o segundo, aos 18 minutos, com José Pedro a colocar a bola no lado direito do ataque para Silas centrar e Dady finalizar, à segunda, fazendo o seu 9º golo na Liga Bwin.

O Estrela pouco conseguiu fazer, perante a qualidade de jogo do Belenenses, com um futebol rápido e pressionante, com saídas ao primeiro toque, sempre na procura da baliza contrária, pelo que, aos 34 minutos, surgiu o 3-0, com Rodrigo Alvim a cruzar a bola para a área, e Garcés, aproveitando um desentendimento dos centrais adversários, a não desistir do lance e a marcar o seu segundo golo na partida, para gáudio dos muitos adeptos presentes no Restelo.

Só aos 36 minutos, a equipa adversária conseguiu criar perigo, com Tiago Gomes a desferir um forte remate de meia-distância, para excelente defesa de Marco Gonçalves.

O intervalo chegou com o Belenenses a vencer confortavelmente por 3-0, resultado inteiramente justificado pela exibição dos primeiros 45 minutos de jogo.

No regresso para a segunda parte, o Belenenses continuou dominador, mas procurando controlar mais a posse de bola e gerir algum esforço, dado o importante jogo da próxima quinta-feira, para as meias-finais da Taça de Portugal.

Ainda assim, foi o Belenenses quem esteve mais próximo de ampliar a vantagem, com Cândido Costa, aos 58 minutos, na sequência de uma bela jogada individual, a rematar forte e colocado de fora da área, com a bola a sair muito próximo da baliza contrária.

O Estrela, apesar de colocar mais homens no ataque, pouco perigo criava, sendo que, quando tal acontecia, Marco Gonçalves respondia com segurança e qualidade, justificando o facto de estar à seis jogos consecutivos sem sofrer golos.

Aos 64 minutos, o técnico Jorge Jesus poupou Cândido Costa, fazendo entrar Carlitos para o seu lugar.

Pouco depois, aos 67 minutos, José Pedro, num remate colocado de fora da área, quase chegou ao golo, com a bola a sair ligeiramente ao lado da baliza contrária.

Aos 69 minutos, numa das mais belas jogadas colectivas do encontro, com vários passe ao primeiro toque junto à área tricolor, Dady assistiu Garcés para um remate forte que quase possibilitava o «hat-trick» ao internacional panamiano.

O público presente no Restelo vibrava com a qualidade do futebol praticado, e no minuto seguinte, foi a vez de Garcés servir Dady, que isolado, picou a bola sobre o guarda-redes adversário, com um defesa contrário a evitar o golo, cortando o lance em cima da linha de golo.

Aos 71 minutos, Garcés saiu, sobre uma merecida ovação, dando entrada a Sandro Gaúcho, que veio dar mais consistência e segurança defensiva ao meio-campo azul. Aos 78 minutos, foi a vez de José Pedro sair, dando entrada a Fernando.

Até final do jogo, destaque para a expulsão de um jogador contrário, José Fonte, por ter dado uma cotovelada a Rúben Amorim, na disputa de um lance de futebol aéreo, e para mais um lance de muito perigo para a baliza do Estrela, com Rolando a rematar e a bola a embater no poste e na barra da baliza adversária, sem no entanto, entrar na baliza.

O jogo terminou pouco depois, com uma vitória confortável, que poderia ter sido mais dilatada, e que reforçou a 4ª posição na Liga Bwin, quando as atenções dos adeptos e grupo de trabalho azul já estão viradas para o decisivo jogo da próxima quinta-feira, pelas 21h00, diante do Sp. Braga.

Ficha de Jogo:

Estádio do Restelo

Árbitro: Cosme Machado, da AF Braga, auxiliado por António Vilaça e Tomás Santos, também da AF Braga.

Belenenses: Marco Gonçalves; Amaral, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Rúben Amorim; Cândido Costa (Carlitos, 64m), José Pedro (Fernando, 78m) e Silas; Dady e Garcés (Sandro Gaúcho, 71m).

Est. Amadora: Pedro Alves; Rui Duarte, José Fonte, Amoreirinha e Edu Silva; Tiago Gomes, Jaime, Sérgio Marquês e Marcelo (Nuno Viveiros, 51m); Dário (Moses, 41m) e Anselmo (Yoni, 73m).

Golos: Garcés (15m), Dady (18m) e Garcés (34m).

Disciplina: Cartão Amarelo a Amoreirinha (26m) e Cartão Vermelho a José Fonte (80m).

Resultado Final: Belenenses 3-0 Est. Amadora