Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

quinta-feira, abril 26, 2007

ESTAMOS NO JAMOR!!! ESTAMOS NO JAMOR!!!

C. F. "OS BELENENSES" 2 - SPORTING DE BRAGA 1 (a.p.)

A equipa de futebol de «Os Belenenses» venceu esta noite a formação do Sp. Braga por 2-1, após prolongamento, num jogo realizado no Estádio do Restelo, apurando-se para a Final da Taça de Portugal, pela oitava vez na sua história, garantindo ainda a presença na Taça UEFA na próxima temporada.

Num jogo épico e emocionante, que contou com uma moldura humana de adeptos dos dois clubes bastante numerosa, o Belenenses entrou no encontro da melhor forma e logo aos 5 minutos inaugurou o marcador, por intermédio de Dady, que solicitado brilhantemente por Rúben Amorim, finalizou com mestria. Foi a primeira grande explosão de alegria no Estádio do Restelo.

Porém, a formação do Sp. Braga reagiu muito bem ao golo sofrido e efectuou uma primeira parte de grande qualidade, actuando a um ritmo bastante elevado em busca da igualdade, tendo a sua melhor chance aos 15 minutos, quando Maciel rematou à barra da baliza de Marco Gonçalves.

A pressão bracarense continuou até chegar ao golo, aos 35 minutos, por intermédio de Maciel, após assistência de calcanhar de Wender.

O golo do empate teve o condão de acordar a equipa do Belenenses, que antes do intervalo poderia ter desfeito a igualdade, quando Silas cruzou para Dady cabecear ao lado da baliza adversária.

O intervalo chegou com um empate no marcador. No regresso para a segunda parte, o Belenenses começou a controlar melhor o jogo, com mais posse de bola e melhor circulação, sendo notório a superioridade física e anímica da nossa equipa.

Apesar do domínio azul, só aos 62 minutos, a equipa esteve perto do golo, quando Rodrigo Alvim cruzou para cabeceamento de Garcés, que saiu ao lado da baliza.

O Sp. Braga sentia cada vez mais dificuldades para aguentar o ritmo da nossa equipa, limitando-se a defender, sendo que, aos 76 minutos, Jorge Jesus mexeu na equipa, colocando Sandro Gaúcho e Fernando nos lugares de Cândido Costa e Silas, tornando o nosso meio-campo ainda mais forte e dinâmico, quebrando a resistência adversária.

Aos 79 minutos, Marco Gonçalves efectuou uma excelente defesa a remate de Andrade, na cobrança de um livre directo, naquela que foi a última situação de perigo da equipa contrária.

Até final do tempo regulamentar, destaque apenas para a lesão de Amaral, aos 88 minutos, que obrigou à entrada de Carlitos, recuando Rúben Amorim para lateral-direito.

O jogo foi então para prolongamento, onde só deu Belenenses, tamanha a superioridade física e mental da nossa equipa, actuando com bastante vontade e determinação.

Nivaldo, aos 92 minutos, e Fernando, aos 94 minutos, estiveram perto do golo, com o Sp. Braga a procurar, de todas as formas, levar o jogo para o desempate por grandes penalidades, sobretudo depois da expulsão de Wender, aos 97 minutos.

Rodrigo Alvim, aos 107 minutos, esteve novamente perto do golo, com Paulo Santos a evitar o mesmo.

Finalmente, aos 109 minutos, a pressão asfixiante do Belenenses deu frutos, num lance em que Dady cruzou e um defesa bracarense desviou a bola com o braço na sua área, sendo assinalada a respectiva grande penalidade, que José Pedro não desperdiçou, colocando o Belenenses no Estádio do Jamor, 18 anos depois.

Foi o delírio nas bancadas do Restelo, com todos os adeptos do Belenenses a exteriorizarem a sua alegria, sentindo que nada poderia afastar a nossa equipa da final.

Até final do prolongamento, seria o Belenenses a desperdiçar várias ocasiões para elevar o marcador, ao ritmo dos cânticos «até ao Jamor... até ao Jamor...» vindo das bancadas, com os jogadores do Sp. Braga a sentirem-se impotentes para evitarem a derrota no encontro.

O apito final do encontro, deu início então a emocionantes festejos de atletas, técnicos e adeptos azuis, numa explosão de alegria que durou longos minutos, sendo a festa final deste jogo inesquecível apenas ensombrada pela reacção bracarense à derrota, com várias situações lamentáveis após o término do encontro.

Está de parabéns esta equipa do Belenenses, superiormente orientada por Jorge Jesus, bem como o restante grupo de trabalho, por terem devolvido a todos os adeptos o orgulho e a alegria em ser belenense.

Dia 27 de Maio, no Estádio do Jamor, realiza-se a Final da Taça de Potugal perante o Sporting, e todos nós teremos que estar presentes para apoiar a nossa equipa na conquista do troféu em disputa.

Ficha do Jogo:

Estádio do Restelo

Árbitro: Jorge Souza, da AF Porto, auxiliado por José Luís Melo e Eduardo David, também da AF Porto.

Belenenses: Marco Gonçalves; Amaral (Carlitos, 88m), Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Rúben Amorim; Cândido Costa (Sandro Gaúcho, 76m), José Pedro e Silas (Fernando, 76m); Dady e Garcés.

Sp. Braga: Paulo Santos; Frechaut, Paulo Jorge, Nem (Davide, 45m) e Carlos Fernandes; Vandinho e Andrade (Castanheira, 79m); João Pinto; Maciel (Cesinha, 90m), Zé Carlos e Wender.

Golos: Dady (5m), Maciel (35m) e José Pedro (109m).

Disciplina: Cartão Amarelo a Maciel (18m), Wender (19m e 98m), João Pinto (26m), Nem (26m), Silas (26m), Carlos Fernandes (59m), Amaral (78m), Dady (90m), Rúben Amorim (102m) e Paulo Santos (119m). Cartão Vermelho a Wender (98m).

Resultado Final: Belenenses 2-1 Sp. Braga