Juventude de Belém

Espaço dedicado ao GRANDE CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"

quinta-feira, abril 26, 2007

FUTEBOL CLUBE DO PORTO 3 - BELENENSES 1

A equipa de futebol de «Os Belenenses» foi esta noite derrotada por 3-1 pelo FC Porto, em jogo da 26ª jornada da Liga Bwin, realizado no Estádio do Dragão, numa partida em que foi notório algum défice físico da nossa equipa, devido ao jogo e prolongamento disputado na passada quinta-feira.

Foi um Belenenses com menos de 72 horas de descanso, aquele que entrou de início no Estádio do Dragão, apenas com Gaspar e Sandro Gaúcho no lugar de Amaral e de Garcés, em relação ao jogo da Taça de Portugal, pelo que, o FC Porto apostou numa entrada muito forte no jogo, pressionando fortemente e explorando a velocidade dos seus atletas, para causar maiores dificuldades ao Belenenses.

Logo aos 9 minutos, numa altura em que o Belenenses ainda procurava acertar marcações e adaptar-se ao jogo do adversário, o FC Porto adiantou-se no marcador, por intermédio de Adriano, na recarga a um remate de meia-distância de Helder Postiga que Marco Gonçalves não conseguiu agarrar.

O golo madrugador na partida causou, naturalmente, estragos na moral da equipa e nos minutos seguintes, o adversário esteve perto de ampliar o resultado.

Aos 25 minutos, o técnico Jorge Jesus foi forçado a efectuar uma substituição, fazendo entrar Fernando para o lugar do lesionado Rúben Amorim.

Essa substituição veio equilibrar mais o meio-campo do Restelo, com a equipa a colocar-se melhor no terreno, conseguindo travar o ritmo elevado de jogo do adversário, defendendo melhor, apesar de ofensivamente a nossa equipa não criar perigo.

O FC Porto, apesar do domínio do jogo, só voltou a estar perto do golo, num remate de Ricardo Quaresma que obrigou Marco Gonçalves a uma excelente intervenção.

Quando já passava dos 45 minutos de jogo e as equipas preparavam-se para ir para o intervalo, surgiu uma desmarcação rápida de Adriano, que Marco Gonçalves travou em falta, sendo assinalada a respectiva grande penalidade, que Lucho Gonzalez converteu com eficácia.

O intervalo chegou com uma desvantagem de dois golos no marcador, com a nossa equipa a efectuar uma exibição abaixo das expectativas, sendo que, ao intervalo, o técnico Jorge Jesus fez entrar Carlitos para o lugar do «amarelado» Cândido Costa.

No recomeço de jogo, assistiu-se a um Belenenses transfigurado para melhor, mais aberto no ataque, com Carlitos a alargar a frente de ataque e com Silas nas costas de Dady.

Aos 49 minutos, na sequência de un pontapé de canto marcado por José Pedro, o central Nivaldo saltou mais alto e cabeceou para o golo do Belenenses, num golpe de cabeça de belo efeito, reduzindo o marcador para 2-1.

Na jogada seguinte, o FC Porto esteve perto do golo, mas Marco Gonçalves defendeu com qualidade, sendo que, pouco depois, o mesmo Marco Gonçalves lesionou-se após choque com Helder Postiga, sendo forçado a sair, com um colar cervical colocado por precaução, dando entrada ao guarda-redes Costinha.

Faltavam mais de meia-hora para o final do jogo e a nossa equipa esgotava as substituições, temendo-se uma quebra física no final do jogo, sobretudo nos jogadores mais utilizados nos últimos jogos.

Aos 61 e 63 minutos, o FC Porto esteve perto do golo, em dois lances idênticos, que terminaram com dois desvios de Adriano à barra da baliza de Costinha, após cruzamentos do lado direito do ataque portista.

O Belenenses, porém, equilibrou novamente a partida, fazendo mais e melhor posse de bola, jogando mais pela certa, com o adversário a recuar no terreno, deixando espaço para o Belenenses criar algumas situações de ataque, de perigo relativo.

No entanto, o momento do jogo aconteceu aos 79 minutos, numa recuperação de bola de Fernando em zona proibida, com o extremo do Restelo a isolar-se e à saída de Helton, rematar forte e colocado, com a bola a sair escassos milímetros ao lado da baliza adversária, desperdiçando a igualdade no marcador por muito pouco.

Este lance de muito perigo do Belenenses, teve o condão de despertar a equipa contrária, que sentiu a vitória em perigo, voltando a adiantar-se no terreno e a procurar o golo da tranquilidade, o que veria a acontecer aos 86 minutos, por intermédio de Bruno Alves, na sequência de um pontapé de canto.

O jogo terminou pouco depois, com a derrota do Belenenses por 3-1, fruto sobretudo de uma primeira parte aquém do esperado, sendo que a reacção na segunda parte dignificou a nossa equipa, que continua classificada no 4º lugar da Liga, quando faltam apenas 4 jornadas para o final do campeonato.

Ficha de Jogo:

Estádio do Dragão

Árbitro: João Vilas Boas, da AF Braga, auxiliado por Alfredo Braga e Nuno Manso, também da AF Braga.

FC Porto: Helton, Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves e Fucile; Raul Meireles (João Paulo, 88m); Lucho Gonzalez e Jorginho (Anderson, 57m); Hélder Postiga (Lisandro Lopez, 63m), Adriano e Ricardo Quaresma.

Belenenses: Marco Gonçalves (Costinha, 57m); Gaspar, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Sandro Gaúcho e Rúben Amorim (Fernando, 25m); Cândido Costa (Carlitos, 45m), José Pedro e Silas; Dady.

Golos: Adriano (9m), Lucho Gonzalez (45m), Nivaldo (49m) e Bruno Alves (86m).

Disciplina: Cartão Amarelo a Cândido Costa (27m), Marco Gonçalves (45m) e Rolando (66m).

Resultado Final: FC Porto 3-1 Belenenses